Henrique Queiroz Filho lidera homenagem na Alepe em reconhecimento à trajetória do professor Marcos Galindo
Homenageado é figura destacada na área acadêmica, especialmente no campo da Ciência da Informação
Na tarde desta segunda-feira (19), a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) testemunhou um momento marcante de reconhecimento ao professor Marcos Galindo, figura proeminente na área acadêmica, especialmente no campo da Ciência da Informação. Em uma demonstração de apreço por sua destacada carreira e significativa contribuição à comunidade acadêmica e à sociedade pernambucana, ele foi agraciado com Voto de Aplauso proposto pelo deputado estadual Henrique Queiroz Filho (PP). A cerimônia contou com a presença da deputada federal Iza Arruda (MDB).
"É com imensa satisfação que estamos reunidos aqui, nesta tarde, homenagear e reconhecer o trabalho brilhante do professor Marcos Galindo, homenageado através do Voto de Aplauso que propus nesta Casa de Joaquim Nabuco e que foi aprovado pela integralidade de meus pares", declarou o parlamentar.
O deputado Queiroz Filho ressaltou, também, a importância deste gesto como um estímulo para que Galindo continue sua trajetória de sucesso, honrando as melhores tradições educadoras de Pernambuco e inspirando futuras gerações de pesquisadores e educadores.
Trajetória – Nascido em Garanhuns no ano de 1962, professor Galindo, como é mais conhecido, exerce a posição de professor titular no Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal de Pernambuco, além de contribuir de maneira significativa como membro do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação.
Sua trajetória acadêmica é marcada por excelência, tendo obtido o título de doutor em História pela Leiden University, nos Países Baixos, em 2004. Anteriormente, conquistou o título de Mestre em História, pela Universidade Federal de Pernambuco, em 1994, e bacharel em Biblioteconomia pela mesma instituição, em 1984.
Professor Galindo é reconhecido não apenas por sua sólida formação acadêmica, mas também pelo seu compromisso com a pesquisa e o ensino de qualidade. Como coordenador científico do laboratório de Tecnologia do Conhecimento – Liber, tem liderado importantes projetos, destacando-se a Rede Memorial de Pernambuco e a Preservação da Memória Digital: Um Panorama Brasileiro. Seu trabalho nessas iniciativas tem contribuído significativamente para o avanço do conhecimento no campo da Teoria da Informação, Memória e Uso de Tecnologia em Sistemas Memoriais.