Feitosa voltar a defender energia nuclear como fonte alternativa em Pernambuco
Com as altas tarifas na conta de luz provocadas pela crise hidrelétrica, o tema volta ã Assembléia Legislativa com o deputado Alberto Feitosa (PSC).
Desde 2019, o deputado defende a construção de usinas de energia nuclear no Estado, fortemente vetada pelo governador Paulo Câmara. O deputado chegou a apresentar um Projeto de Emenda Constitucional (PEC), há dois anos, questionando o poder do Estado de legislar sobre a instalação de usinas nucleares.
Este ano, o STF declarou inconstitucionais mais duas leis de estados proibindo usinas nucleares dando ao governo federal exclusividade pra legislar sobre o assunto. "Cantei essa crise há dois anos! Quem está satisfeito com as tarifas da conta de energia?", provoca o deputado Alberto Feitosa.
Pernambuco tem o melhor sítio com condições geológicas adequadas para construção de usinas nucleares, localizado em Itacuruba, sertão do estado. "A energia nuclear evita o uso de combustíveis fósseis, a iniciativa gera ainda uma nova fonte de geração e traria milhares de novos empregos pro nosso estado, é preciso abrir a mente e quebrar antigos tabus" , diz o deputado que já garantiu que em 2022 vai trazer o tema de volta ao plenário da Alepe.