Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Favorável à ampliação da isenção do IR, João Campos aponta necessidade de compensação aos municípios


Por: REDAÇÃO Portal

19/03/2025
    Compartilhe:

Em fala à imprensa durante a posse da nova diretoria da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o prefeito do Recife, João Campos (PSB) afirmou ser favorável à ampliação da isenção do Imposto de Renda. No entanto, João defende que os municípios sejam compensados pela perda em arrecadação.

A proposta do Governo Federal encaminhada ao Congresso prevê que sejam isentos do Imposto de Renda os brasileiros que recebam até R$ 5 mil. Com isso, os municípios devem perder cerca R$ 11,8 bilhões por ano.

“É natural que qualquer medida que tenha impacto para os entes subnacionais tenha algum tipo de compensação. Eu tenho muita tranquilidade quanto à pauta, muito importante, do aumento da isenção, como essas medidas compensatórias municipalistas, que são naturais de acontecerem e acredito que a iminência disso se dá na Marcha dos Prefeitos”, disse.

O prefeito do Recife também fez menção à PEC 66, sobre as contribuições previdenciárias, afirmando que essa deve ser uma das reivindicações dos gestores na Marcha dos Prefeitos, a ser realizada em Brasília no mês de abril.

Apesar da cautela, João Campos aponta que a proposta vai ao encontro das necessidades da classe média. O gestor da capital pernambucana acredita que a mobilização dos prefeitos em Brasília possa garantir que o governo atue para diminuir os impactos da proposta.

“Acredito que o primeiro ‘cheiro’ da compensação deve vir na Marcha dos Prefeitos. E é claro que todo mundo aqui está unido em torno do povo. Essa medida é muito importante, porque, para além da necessidade de compensar os municípios, você tem um benefício direto para a população. Os prefeitos, governantes, todos eles vão concordar com ela”, concluiu.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook