Expediente da Câmara e do STF são suspensos depois de ataques terroristas
O expediente na Câmara dos Deputados e no Supremo Tribunal Federal (STF) foi suspenso nesta segunda (9). O prédio do Senado também foi interditado e o acesso de servidores e jornalistas aos prédios vandalizados segue restrito.
A decisão foi tomada após os ataques que ocorreram neste domingo (8), quando extremistas bolsonaristas invadiram as sedes dos Três Poderes. Em nota, a Câmara informou que a entrada na Casa ficará restrita a pessoas previamente convocadas ou autorizadas pela diretoria-geral.
A restrição ocorrerá enquanto peritos trabalham no levantamento dos danos e na coleta de material para as investigações. O Salão Azul, no Senado, é uma das áreas fechadas. As autoridades ainda não estimaram o tamanho do prejuízo.
Rosa Weber, presidente do STF, lamentou o episódio que deixou grande parte do patrimônio destruído. "O STF atuará para que os terroristas que participaram desses atos sejam devidamente julgados e exemplarmente punidos. O prédio histórico será reconstruído. A Suprema Corte não se deixará intimidar por atos criminosos e de delinquentes infensos ao Estado Democrático de Direito", disse a ministra em nota.