Exclusivo: Tadeu Alencar faz balanço da atuação à frente da Secretaria de Segurança Pública Nacional
Foto: Foto: Reprodução
O secretário de nacional de Segurança Pública, Tadeu Alencar (PSB), concedeu uma entrevista exclusiva a este blog, abordando os principais pontos de sua atuação à frente da pasta.
O socialista foi anunciado no cargo ainda durante o período de transição de governo, em 2022 por Flávio Dino, que cumpriu, nesta quarta-feira (31) o seu último dia no comando do Ministério da Justiça para assumir o posto de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). Com as mudanças na pasta, Tadeu também entregou o cargo.
"Destacaria três coisas que fizemos: em primeiro lugar, a restauração do diálogo federativo com os estados, fundamental para firmar uma política nacional de segurança no nosso país que tem dimensões continentais (...) A segunda coisa foi uma regulação responsável de armas. Vimos no governo anterior uma flexibilização absolutamente inadequada para um país como o Brasil. Diminuímos 79% do registro de armas em 2023, o que foi acompanhado por uma redução significativa no índice de homicídios, com as menores taxas desde o ano de 2010 (...) Finalmente, o lançamento do ENFOC, o Programa Nacional de Enfrentamento às Organizações Criminosas. Esas organizações se fortaleceram e sofisticaram a sua atuação, desafiando a autoridade do Estado Brasileiro, por isso é preciso uma resposta efetiva", detalhou Calheiros.
Sobre os próximos passos na vida pública, o ex-deputado federal afirmou que pretende tirar um breve descanso antes de retomar as atividades na Procuradoria Geral da Fazenda Nacional (PGFN), instituição na qual é procurador concursado.
"O meu primeiro compromisso é me apresentar na PGFN, e depois retornar a Pernambuco, descansar um pouco, e ver quais serão os novos desafios que o destino me reserva", afirmou.
Confira a entrevista na íntegra acessando o link acima