Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Escola municipal do Cabo ganha sala para atendimento de estudantes deficientes visuais


Por: REDAÇÃO Portal

29/08/2023
    Compartilhe:

 

O Cabo de Santo Agostinho tem a primeira sala de referência no atendimento à crianças e jovens com deficiência visual. O espaço foi entregue nesta terça-feira (29), pelo prefeito Keko do Armazém e o secretário de Educação, Betinho Gomes, e representa um avanço na política de inclusão social dos estudantes da rede municipal de ensino. 

A sala foi instalada na Escola Municipal Ariosto Nunes Martins, no centro do Cabo, e conta com três máquinas de escrever em braille, duas impressoras, materiais pedagógicos adaptados, tapetes sensoriais (que estimulam o tato), jogos lúdicos, entre outros recursos. O espaço vai auxiliar 45 alunos com cegueira e baixa visão, no desenvolvimento intelectual, ganho de autonomia, respeitando às necessidades dos estudantes da rede. 

“Esse é um espaço importantíssimo para garantir o aprendizado do aluno com deficiência. Nós sempre tivemos atentos às necessidades e, por essa razão, buscamos melhorar a qualidade do ensino e dos recursos oferecidos para esse público estudantil”, declarou o prefeito Keko. Ele citou que, além da sala para deficientes visuais, o ensino municipal também tem um espaço especializado para surdos, que funciona na Escola Dr. Cláudio Gueiros Leite. 
Sara Vitória Charles, 15 anos, estudante do 8º ano da Escola Cláudio Gueiros, representou os demais alunos com deficiência visual durante a entrega da sala especializada.

“Esse espaço é muito importante para nós. Sentia falta de mais recursos, de contar com leitura em braile. Que se amplie a oferta de sistemas de aprendizagem para todas as pessoas com deficiência”, disse Sara. 
“Somos ainda devedores dessa população”, falou o secretário de Educação, referindo-se aos estudantes com algum tipo de deficiência.


“No entanto, estamos dando passos significativos para ampliar o atendimento e a inclusão dentro das escolas”, concluiu. O secretário destacou ainda, os 37 núcleos de atendimento especializado para pessoas com deficiência nas escolas municipais. 

A rede municipal de ensino do Cabo tem 32 mil alunos, dos quais 1.080 são de crianças e adolescentes com deficiência.  A Prefeitura disponibiliza 67 auxiliares de apoio e está contratando mais professores para ampliar o suporte pedagógico em sala de aula. No caso dos deficientes visuais, a rede dispõe de 12 professores braillistas. 

A sala para deficientes visuais atenderá os alunos da rede, por meio de agendamento.  Os professores que trabalham com crianças e adolescentes com deficiência visual também podem solicitar materiais pedagógicos para o trabalho em aula.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook