Ermes Costa articula solução junto ao Governo Lula para que moradores voltem ao edifício Holiday
Preocupado com a situação dos moradores do Edifício Holiday, o secretário de Habitação do Recife, Ermes Costa, esteve na superintendência regional da Caixa Econômica Federal, nesta segunda-feira (04.12), para articular a aplicação de recursos do Governo Federal na busca por uma solução a mais de três mil pessoas que viviam no imóvel.
“Viemos discutir as possíveis soluções para a requalificação e garantia de habitabilidade do Edifício Holiday. A Prefeitura do Recife precisa participar desse debate como protagonista para que os antigos moradores possam retornar por meio de uma habitação segura e de qualidade”, afirmou Ermes.
A reunião do secretário, que é filiado ao Partido dos Trabalhadores, com representantes da Caixa e do CREA-PE se dá dias após a decisão da Justiça de leiloar o imóvel. O Holiday está interditado desde 2019, por determinação do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE). Inaugurado em 1956, o edifício possui 476 apartamentos, distribuídos em 17 andares.
O prédio fica localizado no coração de Boa Viagem, em uma área nobilíssima, que desperta a cobiça da especulação imobiliária. Na avaliação de Ermes, o Holiday deve ser requalificado com apoio do poder público para voltar a ser morada dos antigos residentes.
“O governo federal, por meio da Caixa Econômica, dispõe de dinheiro para ser aplicado em habitação de interesse social pelo Minha Casa Minha Vida. Essa é uma determinação do presidente Lula! E nós viemos discutir soluções as quais nós podemos ajudar os moradores a resolver esse problema. Existe uma luz no fim do túnel, só precisamos que judiciário, munícipio e Governo Federal encontrem a melhor equação”, concluiu Costa.
O encontro teve a participação, pela Caixa, do gerente de filial de Habitação, Rodrigo Quental; do superintendente executivo de Habitação, Marcelo Maia; do gerente de Carteira de PJ Habitação, Fernando Rocha; Pelo CREA-PE, esteve presente o conselheiro Stenio Cuentro.