Elias Gomes faz críticas ao tratamento da gestão atual na segurança
Declaração foi dada em sabatina nesta quarta-feira (21)
Foto: Juan Rodrigues/Divulgação
O candidato à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes Elias Gomes (PT) declarou, em entrevista a Hits FM, que existe uma "urgente necessidade de a prefeitura assumir o seu papel enquanto poder instituído" no enfrentamento à violência. E em referência a gestão de Mano Medeiros (PL), candidato à reeleição, Gomes ainda pontuou que não se pode "fechar os olhos e tentar maquiar a realidade com propaganda".
Segundo dados do painel de indicadores criminais, da Secretaria de Defesa Social de Pernambuco (SDS-PE), Jaboatão dos Guararapes é o segundo município com o maior número de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) na Região Metropolitana, com 189 vítimas - ficando atrás apenas do Recife, onde ocorreram 407 mortes.
Na sabatina, Elias Gomes (PT) também citou que o Sistema Único de Segurança Pública (Lei Federal 13.675/18) indica que o município tem deve atuar efetivamente para redução dos índices de criminalidade - novamente criticando o atual gestor por "se omitir do debate e virar as costas para o povo"
Curados
Na terça-feira (20), o candidato da Frente Popular à Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes também aproveitou para criticar a Gestão de Mano Medeiros em outra seara crucial para o município: as áreas de risco. Segundo estudo da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em Jaboatão existem 397 pontos críticos, onde podem acontecer desde deslizamentos de terra até alagamentos.
Em ato no bairro dos Curados, região de morro, Gomes declarou que deve existir um alinhamento entre os governos municipal e federal com o objetivo de adquirir recursos para realização de obras estruturantes. Segundo o ex-prefeito, se eleito, a comunicação com Brasília será direta.
"A nossa candidatura nasceu de uma convocação feita pelo presidente Lula (PT), que, em todos os nossos encontros, reafirmou o compromisso de colocar toda a equipe ministerial do governo federal à disposição para nos auxiliar no processo de reconstrução da cidade do Jaboatão dos Guararapes. A nossa proposta primordial para o setor de prevenção a desastres naturais passa pela recuperação de projetos com foco na proteção de áreas de risco e a constante fiscalização de pontos interditados a fim de evitar a reocupação", detalhou Elias.
Fim do dia
Terminando a quarta-feira (21), Elias Gomes (PT) participa, às 19h de lançamento de candidaturas a vereador no bairro de Curcurana. O dia foi marcado ainda por alinhamento de estratégia política da campanha, que tem bu