Eduardo Mota enaltece esforço da Prefeitura em proteger moradores dos morros no inverno deste ano

O vereador Eduardo Mota (PSB) usou a tribuna da Câmara do Recife, nesta segunda-feira (14), para elogiar a maior Operação Inverno já realizada pela Prefeitura do Recife. Com um investimento recorde de R$ 322,9 milhões, o programa vem mobilizando diversas secretarias e órgãos municipais como Infraestrutura, Defesa Civil, Emlurb, Assistência Social, entre outros. Ex-gerente geral da Secretaria de Infraestrutura da cidade, Eduardo Mota falou com propriedade sobre os desafios da operação, lembrando que participou diretamente da execução das ações nos últimos anos, principalmente após as fortes chuvas de 2022.
Segundo o parlamentar, o volume de ações preventivas mostra o comprometimento da gestão do prefeito João Campos com a proteção da vida de quem mora nas áreas de risco. Desde 2021, mais de 139 grandes encostas foram concluídas, 24 seguem em andamento e outras 18 terão início ainda este ano. Somente em geomantas, a cidade aplicou mais de 85 mil m² nos últimos quatro anos, com mais 15 mil m² previstos para 2025. Ao todo, mais de 16 mil famílias que vivem nos morros já foram diretamente beneficiadas com obras de contenção, escadarias, corrimãos e infraestrutura.
Eduardo Mota destacou também a inovação da operação em 2025: a implantação de reservatórios de água, que estão sendo construídos na Imbiribeira, com mais sete previstos em outras regiões. A medida visa reduzir o acúmulo de água durante temporais e minimizar alagamentos. “Esse é um avanço técnico importante, que mostra como a gestão municipal tem buscado soluções modernas e eficazes para proteger a população. Eu vi de perto o esforço de cada servidor público que trabalha para prevenir tragédias. Essa operação é feita com planejamento, tecnologia e, acima de tudo, compromisso com o povo recifense”, afirmou Mota, elogiando o compromisso do prefeito João Campos, do vice e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, e do presidente da Emlurb, Daniel Saboya.
Além das encostas, o parlamentar lembrou que a cidade vive um novo momento na preparação para o período chuvoso. Nos últimos três meses, 29 canais foram limpos, e até o final do ano, esse número deve chegar a 99 canais. O Programa Parceria com a população já entregou mais de 4.200 obras nos últimos quatro anos, com mais 1.200 previstas para 2025. A operação conta com a atuação de 3.715 servidores de prontidão, aumento no número de abrigos e um reforço emergencial com 60 mil kits de assistência e 180 mil kits de alimentação. “É por isso que o Recife está se tornando referência nacional na prevenção e resposta a eventos climáticos extremos”, concluiu o vereador.