Eduarda Gouveia reúne multidão em plenária sobre atenção e assistência a pessoas atípicas e com deficiência
Assim como tem feito em todas as suas atividades de campanha, a candidata a prefeita do Carpina, Eduarda Gouveia (Podemos) reuniu uma multidão, na noite de ontem, na primeira Plenária Temática para apresentar as propostas de seu Programa de Governo à população da cidade. A pauta do encontro foi o cuidado, atenção e assistência às crianças, jovens e adultos atípicos e pessoas com deficiência, tema comumente relegado pelas administrações municipais, mas que é uma das prioridades de Eduarda e da sociedade carpinense.
O evento foi prestigiado por dezenas de lideranças políticas e comunitárias, além de especialistas da área de saúde, desenvolvimento e psicomotricidade. Nas próximas edições, realizadas sempre nas quartas-feiras, serão debatidos outras dezenas de temas importantes para o desenvolvimento da cidade e qualidade de vida da população.
Em sua fala, Eduarda destacou o compromisso com a execução de ações e programas eficientes, que garantam atendimento, apoio e suporte às pessoas atípicas, com deficiência e suas famílias. “Esse é um momento muito importante para poder falar sobre os nossos projetos e principalmente sobre o nosso compromisso com as crianças, jovens e adultos atípicos, as pessoas com deficiência e seus familiares. A gente sabe da importância de termos aqui um centro de atendimento realmente efetivo, que tenha atendimento de fonoaudiologia, neurologia, inclusive pediátrica, psicólogo e todos os profissionais necessários para um tratamento eficiente. A realidade hoje é que o Centro de Especialidade ao Autista, o CEA, por exemplo, tem uma lista de espera de 400 pessoas! E mesmo quem já é atendido só tem acesso a sessões quinzenais. A gente não consegue ver uma evolução real em terapias quinzenais!”, destacou.
“A gente não pode permitir isso. Para marcar uma consulta de fonoaudiologia aqui são meses, às vezes até anos! Precisamos de um centro que atenda a todos e vamos ter! Vamos requalificar o CEA e não só fisicamente, mas também no número de profissionais. Vamos ter um centro em que a gente consiga acolher essas famílias para fazer atividades e interação. Carpina vai crescer sem deixar nenhuma pessoa para trás! Hoje, Carpina está deixando muitas pessoas para trás. Eu quero que vocês batam no peito e sintam orgulho da nossa futura gestão. Porque aqui tem compromisso, aqui tem trabalho, aqui tem dedicação!”, completou, sob os aplausos do público. Muito emocionadas, várias mães de crianças atípicas e profissionais da área de Saúde e Educação fizeram questão de conversar com a candidata para externar suas dificuldades diárias.
Diretor do Instituto Movimento, o educador físico Kadu Lins foi um dos especialistas que colaboraram com a formulação do Programa de Governo. Ele enfatizou a necessidade de ações permanentes e de caráter interdisciplinar para garantir o apoio que essa população necessita. Com formação no Brasil e no exterior, o profissional trabalha com autismo há mais de 10 anos e é especialista em psicomotricidade.
Em seu Programa de Governo, Eduarda Gouveia apresenta uma série de ações e programas voltados à inclusão e acessibilidade. Entre os compromissos assumidos está a criação dos Centros de Referência em Fisioterapia e Reabilitação, permitindo acesso de toda a população aos serviços de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional; a ampliação do Centro Especializado da Pessoa Atípica, oferecendo assistência multidisciplinar, além de acompanhamento em clínica médica, psicologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicopedagogia; a criação de um programa de habitação popular, buscando parcerias com o Minha Casa Minha Vida, do governo federal, e o Morar Bem, do governo do estado, priorizando a alocação de pessoas idosas e com dificuldades de locomoção em unidades acessíveis localizadas no andar térreo.