Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Diego Cabral reúne equipe da Defesa Civil para monitorar áreas de risco nos primeiros registros de chuvas em Camaragibe em 2025


Por: REDAÇÃO Portal

13/01/2025
    Compartilhe:

Foto: Carol Bezerra

Reunião entre o prefeito, secretário da pasta e diretores alinhou o acompanhamento, mapeamento e obras de manutenção e prevenção em áreas de risco no município

Diante dos primeiros registros de chuvas no Grande Recife em 2025, na madrugada desta segunda-feira (13), o prefeito de Camaragibe, Diego Cabral, reuniu a equipe da Secretaria de Defesa Civil para avaliar as precipitações e iniciar o acompanhamento das ações no município. Pela manhã, o gestor recebeu o titular da pasta, coronel Luciano Fonseca, e diretores, para uma reunião de monitoramento dos índices e prevenção. 

“O monitoramento e a prevenção são essenciais para que a prefeitura realize um trabalho eficiente e consistente de segurança nas áreas de risco do município. A nossa Defesa Civil está atuando após os primeiros registros de chuvas, nesta madrugada, que estão dentro da normalidade. Mas já estamos mapeando locais e com equipes nas ruas realizando um trabalho de manutenção e prevenção”, declarou Diego Cabral. 

De acordo com o secretário de Defesa Civil, coronel Luciano Fonseca, os registros da madrugada de hoje em Camaragibe variaram entre 10 e 11 milímetros, considerado normal para os padrões do período nas estatísticas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), cujo alerta meteorológico de chuvas de intensidade moderada a forte no Grande Recife e na Zona da Mata de Pernambuco foi emitido ontem. 

Ne reunião de hoje, o prefeito e o secretário também alinharam a atualização e o acompanhamento do estoque de lonas da prefeitura destinado às áreas de risco, a parceria com a Secretaria de Infraestrutura para a limpeza de pontos considerados críticos e a manutenção de escadarias, canaletas, muros de arrimo e geomantas. Diego Cabral reforçou que o município já tem garantidos R$ 43 milhões, através do PAC Seleções, para obras nas áreas de riscos, que deverão começar em setembro deste ano. 

Além desses pontos, o secretário informou ao gestor que a pasta também já começou um trabalho em três frentes: treinamento de toda a equipe da secretaria de Defesa Social (planejamento e emergências), identificação de possíveis novos locais de risco e vulnerabilidade de antigos pontos, e a necessidade de serviços de prevenção e manutenção. Além disso, a pasta também informou que está avaliando alguns projetos de locais que poderão receber a instalação de geomanta.

“Também estamos formatando um boletim diário de controle da pluviometria, que será uma rotina de acompanhamento da secretaria, justamente para fortalecer o trabalho de monitoramento e prevenção, tendo em vista que o inverno ainda vai chegar. Por enquanto, os índices pluviométricos desta madrugada estão dentro da normalidade. A população pode ficar tranquila, pois estamos acompanhando por ferramentas seguras toda essa intensidade pluviométrica”, destacou coronel Luciano Fonseca.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook