Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Deputado Gilmar Júnior confirma que pode deixar os quadros do PV


Por: REDAÇÃO Portal

04/10/2023
    Compartilhe:

 

Oitavo deputado estadual mais bem votado nas eleições de 2022, o parlamentar contou que tem sido procurado por outras legendas e se queixou da falta de reconhecimento dentro do Partido Verde

Revelação das urnas em 2022 e um dos mais atuantes deputados estaduais da bancada de oposição à governadora Raquel Lyra (PSDB) na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), o deputado estadual Gilmar Júnior (PV) tem se mantido em destaque no cenário político por sua atuação em pautas ligadas à categoria da enfermagem. Esse protagonismo naturalmente tem feito aumentar a especulação em nome do parlamentar como eventual cabo eleitoral nas eleições de 2024.

Integrante da federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB, Gilmar divide com o deputado estadual Joaquim Lira e João de Nadegi a representação do Partido Verde na Casa de Joaquim Nabuco. No entanto, os parlamentares possuem atuações distintas quando o assunto é a fiscalização e o posicionamento em torno de pautas de autoria do Poder Executivo.

Em entrevista exclusiva à reportagem do Fala PE, o presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren) em Pernambuco disse ter como pautas prioritárias as demandas ligadas ao setor da saúde e em defesa dos profissionais da área. E observou que as cobranças ao governo estadual, muitas das quais reconheceu como "duras", são provenientes "da liberdade imposta pela bancada independente".

"Não houve uma amarração partidária de nenhuma das siglas [que compõem a federação] para nos obrigar a assumir um posicionamento de situação ou oposição", ressaltou o deputado quando questionado sobre a pecha de "ovelha negra" do bloco por, nas últimas votações, ter ido de encontro aos pares. "Essa 'classificação' denota mais firmeza que rebeldia e nos mantém fiel às nossas lutas e ao nosso eleitorado", acrescentou.

Perguntado se há a possibilidade de migrar para alguma outra legenda, a exemplo do PSB, a partir de uma carta de anuência assinada pelo presidente do PV em Pernambuco, o deputado federal Clodoaldo Magalhães, Gilmar confirmou que tem sido procurado por outros partidos, tanto da base de apoio quanto da bancada de oposição a Raquel Lyra.

"Temos um eleitorado fiel e que nos garantiu a oitava melhor votação no estado em 2022, com mais de 20 mil votos, e isso sem possuirmos nenhuma herança política. O nosso mandato é o terceiro em maior número de projetos de lei publicados no Diário Oficial (DOE). Conduzimos temas polêmicos com muita leveza, sem rompantes", pontuou o parlamentar.

A reportagem do Fala PE insistiu junto ao time de comunicação de Gilmar Júnior sobre a possibilidade de fazer uso da carta de anuência para deixar o partido sem correr o risco de perder o mandato. "O PV não demonstra muita preocupação com a força do deputado e pode, sim, perdê-lo em um futuro próximo. Mas ainda é cedo para falar em requerer uma carta de anuência", explicou a assessoria. "Diante da produtividade do mandato, não é de estranhar que muitos partidos teriam a ganhar com a chegada de Gilmar", acrescentou.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook