Decisão da Federação PSOL/ REDE para a majoritária do Recife é adiada
A Federação PSOL/ Rede Recife se reuniu na noite desta segunda-feira (15) para dar início ao processo de definição da candidatura majoritária ao pleito de 2024. O encontro, que reuniu representantes dos dois partidos, foi motivado pelo cumprimento do calendário eleitoral interno estipulado pela Federação no mês de março, onde seriam analisadas as cartas-compromisso das pré-candidaturas protocoladas no prazo previamente definido. Na reunião, foi ratificado que as únicas pré-candidaturas inscritas no prazo estabelecido foram as de Dani Portela (PSOL), para prefeita, e Alice Gabino (REDE), como vice-prefeita. No entanto, foi acordado um prazo até o dia 25 de abril para que o deputado federal Túlio Gadêlha (REDE) apresente o seu documento político e, assim, se torne apto a participar do debate para definição da vaga, em reunião que acontecerá no dia 30 de abril.
De acordo com a presidenta da Federação, Luiza Carolina, a instituição tem em seu Estatuto o princípio do consenso progressivo. "A ideia é exaurir o debate até que possa se chegar a um convencimento e a decisão seja apresentada de forma conjunta. Evidentemente, se não se chegar a um consenso, o colegiado vota e se exerce a proporcionalidade", afirma.
A deputada estadual Dani Portela tem a maioria dos votos na Federação, porque o partido do qual faz parte, o PSOL, tem 70% das vagas na federação municipal do Recife, 51% da federação estadual e 70% da federação nacional. Os parâmetros para definição são as votações dos dois partidos em cada esfera nas últimas eleições. Mesmo com a maioria em todas as esferas decisórias, o PSOL lançou a proposta de chamar uma nova reunião com a presença de dirigentes locais e nacionais, no intuito de aprofundar o debate, dirimir as diferenças e construir a unidade entre os partidos.