Daniel Coelho faz balanço de gestão na Secretaria de Turismo de Pernambuco
Ao terminar período à frente da pasta, ex-secretário afirmou que deve debater futuro do Recife
Nesta quinta-feira (6), após a divulgação da exoneração de Daniel Coelho da chefia pasta de Turismo e Lazer do Estado, o agora ex-secretário publicou em suas redes sociais um balanço dos 1 ano e 5 meses como gestor. “É hora de novos desafios. Hoje, deixo de ser secretário de Turismo e Lazer do Estado de Pernambuco para poder debater a cidade”, disse Daniel no vídeo.
“Pernambuco entrou na moda! Foi, no último mês, o destino mais vendido do Brasil na CVC e na Decolar, duas das maiores operadoras de turismo do país”, comemorou Daniel.
O ex-secretário aproveitou a ocasião para agradecer o tempo dedicado à pasta. “Quero agradecer a confiança da governadora Raquel Lyra, de toda a equipe do governo e de todos vocês que nos ajudaram a fazer esse grande trabalho em relação ao turismo”, concluiu.
*Turismo em números*
O turismo em Pernambuco demonstrou um notável crescimento no primeiro trimestre de 2024, superando expectativas e consolidando-se como um dos principais destinos turísticos do Brasil. De acordo com os dados mais recentes divulgados pelo Setor de Pesquisas da Secretaria de Turismo de Pernambuco e Empetur, o Estado registrou um aumento significativo no desempenho do turismo.
De janeiro a março de 2024, Pernambuco cresceu 4,5% em relação ao mesmo período do ano passado (2023), evidenciando uma tendência positiva de crescimento contínuo. Em uma análise mais ampla, o Estado registrou um crescimento de 5,4% em relação ao ano de 2019 (período pré- pandemia).
Neste cenário, destaca-se que Pernambuco superou a média nacional, alcançando um crescimento superior de 0,4% em comparação com outros destinos turísticos do país.
*Receita*
O estado conquistou o 4º lugar no ranking nacional de receita das atividades turísticas no primeiro trimestre de 2024, além de garantir o 2º lugar no ranking regional, consolidando sua posição como um dos principais destinos turísticos do Nordeste. Este número significa o dinheiro injetado na economia pelo turismo
Em uma comparação com o nível pré-pandemia, referente ao ano de 2019, Pernambuco alcançou um crescimento notável de 42,8% na receita das atividades turísticas, demonstrando uma recuperação robusta.
*Malha Aérea*
O Aeroporto do Recife registrou um aumento significativo no número de passageiros, com 710.916 viajantes em abril de 2024, o maior número dos últimos 5 anos. Pernambuco solidificou sua posição como o maior hub aéreo do Nordeste, oferecendo conectividade e acessibilidade para viajantes nacionais e internacionais, contribuindo significativamente para o crescimento do turismo na região.
*Nova plataforma*
Em dezembro do ano passado, foi lançada plataforma para acompanhar os dados do setor, e realizou a entrega de premiações para personalidades que compõem o trade do Estado e se destacaram durante este ano. Lançado durante o evento, o Observatório do Turismo de Pernambuco tem o objetivo de reunir dados e estatísticas para ampliar o desenvolvimento do setor no Estado. A plataforma é coordenada pela Secretaria de Turismo e Lazer (Setur) e pela Empetur. A primeira etapa do projeto foi a consolidação dos dados relacionados ao ano de 2023. Os documentos estão disponíveis para ser acessados através do site da Empetur. Também estão sendo realizadas também a coleta de dados primários e secundários sobre o turismo de Pernambuco.
Também foi apresentado o novo modelo do Passaporte Pernambuco, iniciativa do Governo do Estado que já é conhecida entre os turistas. Neste ano, o documento ganhou um novo formato, que traz elementos da bandeira estadual e inovou ao incorporar a tecnologia com recursos imersivos. Ao utilizar o Qrcode, é possível ampliar a interação entre viajantes com a exibição dos destinos turísticos pernambucanos.