Daniel Coelho escuta pedido de ajuda de conjunto habitacional Zeferino Agra
Em visita ao Conjunto Habitacional Zeferino Agra, em Água Fria, Zona Norte da capital, o candidato à prefeitura do Recife, Daniel Coelho (PSD), alertou para a gravidade da crise habitacional que aflige a cidade. "A situação que vejo aqui hoje é um reflexo do abandono generalizado que o Recife enfrenta. São mais de 70 mil pessoas sem moradia, e a angústia dessas famílias é um alerta que não pode ser ignorado. A habitação é um problema urgente que precisa de solução", ressalta.
Há meses, o conjunto passou por vistoria da Defesa Civil, que apontou o grau de risco 3 na estrutura de todos os blocos. "Essa é uma luta que independe de eleição. É sobre batalhar pelo direito à moradia. A cidade só anda para frente quando as pessoas vivem com dignidade", desabafou.
Em conversa com os moradores, Daniel enfatizou a falta de ações efetivas da administração atual. "A gestão atual não conseguiu concluir nenhum projeto habitacional nos últimos quatro anos e tampouco tem zelado pelos empreendimentos realizados em gestões anteriores. São pessoas necessitadas que não têm como bancar a reforma".
As chaves dos 128 apartamentos do Severino Agra, distribuídos em oito blocos, foram entregues em maio de 2010, mas, apenas um mês depois, os moradores já enfrentavam problemas estruturais.
Passados 14 anos, esses problemas persistem, e a deterioração do conjunto habitacional é evidente. Durante a visita, Daniel foi informado sobre infiltrações, ferragens expostas, tetos desabando e paredes rachadas.
No apartamento da dona de casa Ana Kaline Anacleto, blocos de concreto caíram do teto do quarto onde seus filhos dormiam, causando ferimentos nas crianças. "Vivemos com medo. Meus filhos já se machucaram dormindo. É um medo constante", desabafou.
O plano de governo de Daniel Coelho propõe ações em parceria com o Governo de Pernambuco, por meio do Programa Morar Bem, para erradicar a crise habitacional da cidade.