Dados do segundo trimestre do PIB PE apontam alta na economia do estado
Se comparado ao mesmo período de 2023, o desempenho registrou alta real de 4,1%
A secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional de Pernambuco (Seplag-PE) e a Agência Condepe/Fidem divulgaram, nesta quinta-feira (12), os dados do Produto Interno Bruto (PIB) de Pernambuco referentes ao segundo trimestre deste ano. Os números foram apresentados durante entrevista coletiva para a imprensa, no auditório da Condepe/Fidem, com a presença do secretário da Seplag, Fabrício Marques e dos Diretores da autarquia, Daniel Oliveira e Marcos Lira, que representaram o presidente Jaime Prado.
De acordo com o levantamento, quando comparada ao mesmo trimestre do ano passado, a economia de Pernambuco registrou alta real de 4,1%, enquanto o desempenho do Brasil no mesmo período foi de 3,3%. Analisando as três grandes atividades econômicas, a Agropecuária obteve acréscimo de 22,3%, a Indústria de 4,4% e os Serviços 2,8%.
O resultado do PIB foi influenciado pelo bom desempenho do setor da Agropecuária pernambucana, fortemente impulsionada pela pecuária, principalmente aves e ovos, enquanto a Indústria contou com o avanço das atividades de eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos. No segundo trimestre, comparado com o trimestre imediatamente anterior, incluindo os dados dessazonalizados, o PIB de Pernambuco apresentou alta de 1,7%, enquanto no Brasil a elevação é de 1,4%.
“Esse crescimento expressivo do PIB no segundo trimestres, com um crescimento de 4,1%, só vem confirmar o que já estamos presenciando desde o início do ano. Pernambuco gerou quase 70 mil empregos com carteira assinada nos últimos 12 meses, a economia cresceu e o setor de serviços cresceu mais que o dobro da média do Brasil. Então, o resultado já era esperado e diz muito sobre a realidade recente do estado: um governo com contas equilibradas e municípios com finanças fortalecidas. O objetivo agora é dar sustentação a esse crescimento econômico”, destacou Fabrício Marques.
Verifica-se uma retomada na atividade produtiva que vem se consolidando, tendo Pernambuco apresentado, desde o terceiro trimestre de 2023, um desempenho no PIB superior ao resultado do país. Já no Valor Adicionado Bruto (VAB) total, que considera o Valor Bruto da Produção (VBP) menos o Consumo Intermediário (CI), também houve uma variação positiva de 1,8%. “Esse resultado positivo reflete o investimento do Governo do Estado em áreas estratégicas. O trabalho para reerguer a economia de Pernambuco está dando certo e as provas disso são o aquecimento do mercado de trabalho e a dinamização da economia”, comentou Daniel Oliveira, da Condepe/ Fidem.
*Semestre* - Ao analisar os resultados acumulados ao longo do ano, em comparação ao mesmo período de 2023, a economia de Pernambuco apresentou elevação em volume no PIB de 3,4%, um acréscimo de 0,5 pontos percentuais superior ao Brasil (2,9%). Setorialmente, mais uma vez, o destaque vai para a Agropecuária (19,2%), que contempla a agricultura em lavouras permanentes e temporárias e a pecuária em geral, seguida pela Indústria (2,7%) e Serviços (2,6%).
Na Indústria, houve maior expansão nas atividades de utilidade pública (eletricidade e gás, água, esgoto e gestão de resíduos), com alta de 8,9%. Nos Serviços, a atividade que mais variou foi o comércio com alta de 6,1%. Na taxa anualizada do PIB trimestral de Pernambuco, que é o acumulado em quatro trimestres em relação ao mesmo período anterior, a variação tanto do PIB quanto do VAB foi de 2,3%. Em termos dos grandes setores da economia coube à Agropecuária (8,0%) a liderança no processo de expansão do PIB, seguida pela Indústria (3,1%) e pelos Serviços (1,5%).