Conselho Escolar recebe capacitação no Cabo de Santo Agostinho
A Prefeitura de Cabo de Santo Agostinho está promovendo, nesta quarta-feira (15), por meio da Secretaria de Educação, a capacitação aos Conselhos Escolares no município, com objetivo de contribuir para o fortalecimento da gestão democrática nas escolas. No encontro, foram debatidos temas como competências, representatividade e importância da atuação dos conselhos dentro das instituições de ensino.
A formação é voltada para todo o corpo do Conselho Escolar, ou seja, docentes, discentes, gestores, funcionários da escola (equipe pedagógica e administrativa), como também para os pais e responsáveis dos estudantes. As atividades aconteceram na Escola Municipal Profº Antônio Benedito da Rocha, em Garapu. Durante a capacitação, as equipes dos conselhos escolares participaram de uma dinâmica prática, cuja proposta era a elaboração do Plano de Trabalho Anual do Conselho Escolar.
Segundo a professora e formadora, Catiana Santos, com a capacitação, a Secretaria de Educação busca fortalecer e fomentar a gestão democrática nas escolas municipais. “Esse momento, hoje, visa reunir todo o Conselho Escolar, ou seja, o corpo discente, docente, equipe pedagógica e administrativa, como também os pais e representantes legais para a elaboração do Plano de Trabalho Anual do Conselho Escolar. Neste sentido, as equipes dos Conselhos Escolares estão traçando algumas metas e objetivos para que esse conselho se torne mais atuante dentro da gestão democrática da escola”, destacou a palestrante.
“O Conselho Escolar é muito importante, pois ativa e promove a democracia dentro das instituições de ensino. Como cidadãos, devemos participar ativamente de todas as decisões do nosso município. A escola é o primeiro espaço que a gente garante a cidadania, os direitos e deveres. É o primeiro contato que os nossos filhos têm com o mundo externo, ou seja, fora do núcleo familiar. No mais, é através de iniciativas como essas da formação de um Conselho Escolar que ensinamos na prática a importância da democracia para os nossos alunos e filhos”, comentou Walkiria Mª Azevêdo, Assistente Administrativa da Creche Celina de Holanda Cavalcanti de Albuquerque.