Conexão Social leva experiencias de Lagoa de Itaenga para o Rec’n’Play 2024
A Associação Conexão Social (ACS), organização social de Lagoa de Itaenga, na Zona da Mata Norte, marcou presença no Rec’n’Play 2024, o maior evento de tecnologia e inovação da América Latina, nesta quarta-feira (6). Na sede da CESAR School, no Recife, o coordenador do Centro Tecnológico de Inclusão Social e Digital, Paulo Santana, participou do painel mediado pelo professor Bruno Souza “Interiorização da Cultura de Inovação”, ao lado do secretário estadual de Educação, Alexandre Schneider.
Em um debate profundo sobre os desafios e oportunidades de levar tecnologia para o interior do estado, Paulo destacou as iniciativas de inclusão digital da Conexão Social, que visam reduzir as desigualdades tecnológicas e capacitar comunidades para o futuro digital.
"Este foi um momento histórico para nós. Participar ativamente do maior evento de tecnologia da América Latina nos enche de orgulho e reforça a nossa missão de levar a inclusão digital a todas as regiões de Pernambuco, especialmente o interior. Nosso trabalho é construir pontes para um futuro mais igualitário e tecnicamente capacitado para todos”, afirmou Paulo Santana. A instituição que atua desde 2005, atende atualmente mais de 800 pessoas diretamente em seus projetos, já de forma indireta são mais de 2.400 pessoas atendidas.
Na ACS são desenvolvidos os projetos Oportunizar Urbano, Oportunizar Rural e Skate Livre para crianças com atividades esportivas, de lazer e cidadania. Enquanto para jovens, a instituição desenvolve os projetos Passaporte Digital com foco na qualificação tecnológica e o Centro de Formação Desportiva para categorias de base de futebol. Já para as pessoas idosas, o foco é o envelhecimento ativo com os projetos Conecta Vidas e VamoSimbora? com o letramento digital e as atividades de hidroginástica.