Comupe dialoga PPP com Governo do Estado
Nesta sexta-feira de carnaval (17/02), o presidente do Consórcio dos Municípios Pernambucanos (Comupe) Luiz Aroldo, acompanhado do secretário-executivo José Mário, estiveram reunidos a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), Ana Luíza para discutir a viabilidade do Consórcio capitanear uma Parceria Público Privada (PPP) na àrea de gestão de resíduos sólidos.
O objetivo do Comupe é se tornar apto a licitar um meio de gestão de resíduos sólidos, seja aterro sanitário privado ou usinas de resíduos, para servir aos municípios consorciados, após a elaboração de um estudo de viabilidade técnico-econômica. O presidente do Comupe, Luiz Aroldo, comentou que a iniciativa “além permitir o descarte correto dos resíduos sólidos dos municípios e o cumprimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos, gera economicidade às gestões municipais e otimiza o processo de gestão”.
Também participaram da reunião representantes da Caixa Econômica Federal, do Consórcio Intermunicipal do Sertão do Araripe Pernambucano (Cisape) e do Consórcio Público dos Municípios da Mata Sul Pernambucana (Comsul). Atualmente, o Comupe já possui habilitação para outra PPP, essa no ramo da iluminação pública, que vai auxiliar os municípios que se interessaram em participar da Parceria na modernização de seu parque de energia.