Compesa e BRK promovem curso gratuito de encanadores em São Lourenço da Mata
O Programa Cidade Saneada, uma parceria público-privada entre Compesa e BRK, tem se dedicado a oferecer à população orientações teóricas e práticas para a construção e manutenção das ligações de esgoto, por meio do Curso de Encanadores. Já foram realizadas 12 turmas na Região Metropolitana do Recife e Goiana, cidades foco do projeto. A iniciativa conta com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) estando a próxima turma destinada ao município de São Lourenço da Mata. As inscrições estão abertas até o dia 25 de agosto e os interessados devem se dirigir à Sala do Empreendedor (CDL), na Rua Marechal Floriano Peixoto, nº 90, no horário das 08h às 16h. Serão 20 vagas nesta turma com aulas teóricas e práticas voltadas para a área de esgotamento sanitário, podendo se inscrever homens e mulheres a partir dos 18 anos e sem limite de idade. Foi disponibilizado o telefone 81 98203-4963 para informações sobre o curso.
O Curso de Encanadores é um programa gratuito, com certificado de conclusão, conduzido pelo SENAI. “Nesse curso, os participantes tem a oportunidade de adquirir conhecimentos fundamentais sobre saneamento, permitindo-lhes a capacitação para lidar com questões práticas e teóricas relacionadas ao esgotamento sanitário. Através de um instrutor experiente e material didático, o programa visa capacitar os alunos para que se tornem profissionais qualificados, podendo despertar habilidades ou aperfeiçoamento na área com incremento da renda familiar e fortalecimento da comunidade”, pontua Karine Mourato, coordenadora da área de Responsabilidade Socioambiental da BRK.
O curso aborda técnicas de instalações hidráulicas e sanitárias, sustentabilidade, gestão ambiental, materiais utilizados e custos das ligações à rede de esgoto, ou seja, uma formação completa para futuras oportunidades profissionais. “A importância desse curso vai além do certificado oferecido no final. Ele também proporciona à população uma formação de alto nível, capacitando os participantes para atuarem como profissionais qualificados e, ao mesmo tempo, representando uma oportunidade real de geração de renda”, aponta Bruno Gonçalves, gerente de Monitoramento e Desempenho da Compesa.
As aulas acontecerão entre os dias 04 de setembro a 03 de outubro, das 13h às 17h, na Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos. Ao todo, 125 pessoas já participaram do curso, que tem carga horária de 80 horas e segue para a 13ª edição. Nas aulas finais, os participantes também terão a oportunidade de conhecer a Estação de Tratamento de Esgoto localizada no bairro do Pixete, em São Lourenço da Mata.