"Com Arraes, aprendi a ouvir o povo", afirma Milton Coelho
Tentando a reeleição para a Câmara, Milton Coelho enumera suas ações como parlamentar e anuncia planos para um eventual novo mandato federal
Considerada uma importante liderança do PSB em Pernambuco, o deputado federal Milton Coelho tem, este ano, duas missões: trabalhar pela vitória de Danilo Cabral (PSB), candidato da Frente Popular ao governo do estado, e assegurar a reeleição como deputado federal. O ex-vice-prefeito do Recife assumiu um lugar na Câmara quando o prefeito do Recife, João Campos (PSB), de quem era suplente, começou o mandato como chefe do Executivo municipal. Em entrevista ao Diario, Milton Coelho falou sobre política, sua atuação como deputado federal e os planos para novo mandato.
Entrevista - Milton Coelho // deputado federal
Tecnologia
Participamos ativamente da pauta do 5G. Até criamos uma subcomissão específica para debater o assunto. Realizamos audiências públicas com especialistas e representantes do governo para acompanhar o processo de licitação de radiofrequência pela Anatel. Também discutimos assuntos relacionados como a segurança cibernética, por exemplo. Estamos promovendo uma agenda de discussão de “hard law”, ou seja, de uma regulação responsiva e do enfrentamento dos dilemas que a internet vem impondo, em termos de privacidade, de confiança nas informações veiculadas e de participação de toda a população.
Saúde
A saúde é sem dúvida uma das minhas principais bandeiras. Fico feliz por ter conseguido, em apenas dois anos de gestão parlamentar, mais de R milhões de emendas parlamentares para melhorar a saúde de vários municípios pernambucanos. Só para o Hospital Vale do Una, localizado em Palmares, enviei R$ 1 milhão de verba parlamentar. Também mandei recursos para outros grandes hospitais como o Imip e o Hospital de Câncer de Pernambuco. Na minha gestão, defendo o acesso gratuito e universal ao SUS e a valorização dos profissionais de Saúde. Merecem muito nosso reconhecimento. Gostaria também de registrar aqui, que foi aprovado recentemente na Câmara um requerimento de minha autoria (33/2022) para debater providências que vêm sendo tomadas em termos de pesquisas científicas no intuito de coibir o avanço do vírus monkeypox, a tal varíola dos macacos tão comentada ultimamente.
Educação
Outra pauta que defendo muito é a educação. Acredito que a educação é o caminho para reduzir as desigualdades sociais. Por isso que tenho defendido a inclusão na educação e a inclusão digital para que todos tenham a oportunidade de um futuro melhor. Defendo mais recursos para o Fundeb. Aproveito aqui para mencionar alguns projetos que viabilizei, via governo do estado. Entre eles, a perfuração de poços profundos a fim de levar água a municípios sertanejos, o envio de dessalinizadores para a retirada do sal da água, e máquinas para refazer as estradas rurais e facilitar o escoamento de produtos agrícolas. Também destinei recursos para apoiar projetos sustentáveis, executados pela Codevasf, e para a compra de trator e arado.
Votações
Fui contra o fim do auxílio emergencial e a favor da ampliação do Bolsa Família; Fui contra a Reforma Administrativa, a PEC 32, que demoniza os servidores públicos. Trabalhei para suspender a reforma por entender que o maior prejudicado será a população que mais necessita destes serviços. A PEC 32 pretende extinguir direitos conquistados pelos servidores por vias democráticas e que permitem a eles exercer o seu papel sem ceder a pressões políticas que visam interesses personalistas. Lutei para barrar a MP 1.031/21 que privatizou o sistema elétrico do país; Votei contra a privatização dos Correios. Pedi a suspensão da extinção da Ceitec - a estatal que é a única fábrica de semicondutores da América Latina; Votei contra a PEC 23 – a PEC do Calote. Apoiei o piso salarial para profissionais de enfermagem.
Pautas sociais
Com Arraes, percorri cada município desse estado. Aprendi a ouvir e a respeitar o povo, a lutar em defesa de políticas sociais, a importância dos Direitos Humanos, especialmente, para os mais fragilizados, a necessidade de investir nos serviços e nos servidores públicos a fim de prestar um melhor atendimento à população. Fui seu assessor especial na Secretaria de Estado da Justiça, diretor nas secretarias de Governo, Fazenda, na Compesa...Participei do Governo Lula como secretário Nacional de Inclusão Social do Ministério da Ciência e Tecnologia e fui assessor do ministro Eduardo Campos. Presidi o Grupo de Trabalho que criou o Instituto Nacional do Semiárido (INSA) e o Centro de Tecnologias do Nordeste (Cetene).
Metas
Defender políticas públicas que deem assistência aos pobres, mas também políticas estruturais que deem oportunidade a todos usufruírem das riquezas do país e não apenas os mais ricos como hoje.
Com informações de: Diário de Pernambuco