Coluna do sábado | Quem vai herdar os votos de Danilo, Miguel e Anderson?
Mesmo sendo uma nova eleição, tem uma conta que não pode ser descartada neste momento: o quantitativo de votos que os candidatos derrotados no primeiro turno tiveram. O quanto de Danilo foi dele mesmo ou o quanto foi da estrutura dos prefeitos que o apoiou? O eleitorado de Miguel e Anderson tendem a votar em Marília ou Raquel?
Mesmo derrotados Danilo, Miguel e Anderson somados chegaram a 54% dos votos válidos, ou seja, mais da metade dos que compareceram às urnas foram derrotados por Raquel e Marília. Esses eleitores farão um movimento neste segundo turno.
O bolsonarista de carterinha, que compreende os 18% de Anderson, dificilmente migrará para Marília, pelo voto em Lula e pelo realinhamento com os partidos de esquerda. Parte do eleitor de Miguel seguirá essa mesma lógica. Mesmo não tendo declarado o voto durante a campanha, o eleitor de Coelho é muito mais de centro-direita. Ele também obteve 18% de válidos.
O diferencial está naquele pernambucano que votou em Danilo. Parte desse voto de pronto vai para Marília, pelos mesmos motivos que os de Anderson não vão. Depois, o candidato do PSB teve muitos votos vindo do apoio dos prefeitos. Ainda na tese da esquerda, membros da coordenação de Marília apostam que o apoio do ex-presidente Lula exerce uma influência tamanha no eleitorado ao ponto de consolidar a vitória de Marília.
Por fim, o diferencial desse pleito de segundo turno será a guerra de enredos. A narrativa de Marília será nacionalizar, chamando Raquel de bolsonarista. Por sua vez, a tucana terá que trazer para Pernambuco o debate e se apoiar em lideranças de esquerda que estão ao seu lado para neutralizar o discurso da adversária. Não podemos esquecer que mais da metade do eleitorado não queria nem uma nem outra. Chegou a hora da conquista fora da bolha!
NOVA FRENTE POPULAR – Sob o comando de Marília Arraes (SD), nasce em Pernambuco uma nova Frente Popular. Quem diria, ver Humberto Costa, Teresa Leitão e membros do PT fazerem louvação à Marília. O mais interessante é ler a nota do PSB pedindo unidade em torno do nome da candidata do Solidariedade, tão hostilizada no primeiro turno. Coisas da política! Só Lula mesmo para reunir uma família rachada, fazer as pazes de inimigos históricos e colocá-los no mesmo palanque. O resto sai na transpiração!
QUEDA DE BRAÇO – Não bastou a luta de braço entre Miguel Coelho e Luciano Bivar durante a campanha do ex-prefeito de Petrolina ao Governo de Pernambuco, eles voltaram a se estranhar no cabo de guerra do apoio no 2º turno. Miguel, Fernandinho e Mendonça optaram por Raquel, já Bivar e sua tropa por Marília. A guerra de notas à imprensa com um desautorizando o outro foi uma novela a parte nesta primeira semana do segundo turno.
VOLTAS DA POLÍTICA – O interessante é que a própria história se encarrega, ao lado do tempo, para mostrar as voltas que o mundo dá. Em 2015, Lula Cabral era candidato a primeiro-secretário da Alepe com o apoio do Palácio. Diogo Moraes correu por fora, apresentou uma candidatura avulsa, ganhou e desmoralizou Cabral. Anos depois, eles voltaram a se enfrentar, agora na Justiça. Lula teve sua candidatura deferida pelo TRE, cabendo ao TSE a palavra final. Se isso se concretizar em favor de Lula, ele toma a vaga hoje conquistada por Diogo. São as voltas da política!
RÁPIDAS
APROVAÇÃO NAS ALTURAS – O prefeito da Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto, vem colhendo os frutos da gestão aprovadíssima que tem na cidade. Segundo as pesquisas, ele ultrapassa a marca dos 90%. A prova disso é aferida nas ruas. Ele mal consegue caminhar direito sem ser cumprimentado. Além da votação homérica que ele deu à sua filha e agora deputada federal eleita Iza Arruda (MDB).
PASSOU O BASTÃO – A vitória de Jarbas Filho para deputado estadual alegrou muito o senador Jarbas Vasconcelos. Aos mais próximos, ele chegou a dizer que o sentimento é de dever cumprido e como estivesse passando o bastão. O filho terá pela frente um trabalho dobrado, por representar o legado do homem mais vitorioso da história da democracia pernambucana.
EXPECTATIVA – O meio político está aguardando ansioso pela primeira pesquisa neste segundo turno. Mesmo errando feio no 1º turno, os números sempre são aguardados. Marcada para a próxima terça-feira (11), o IPEC, antigo Ibope, tornará públicos seus primeiros números neste segundo turno sobre o confronto direto entre Marília e Raquel. A sondagem foi encomendada pela TV Globo.
PINGA-FOGO: Como ficarão agora os petistas que foram expulsos por declararem voto em Marília?