Coluna do sábado | Quando a gente pensa que acabou…
Foto: Foto: Divulgação
Por Renan Franza, colunista interino
O ano de 2023 estava fechado na política, não tinha mais nada para acontecer, mas foi só cantar a bola antes da hora que apareceu um fato dos grandes para movimentar o cenário. Na tarde de ontem (29), o prefeito de Quipapá, Alvinho Porto, filho do deputado estadual e presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB), veio a público anunciar a renúncia de seu mandato.
Segundo o agora ex-gestor, o afastamento prematuro foi para tratar de questões pessoais que envolvem a saúde. Alvinho já fez um aceno à continuidade do apoio do seu grupo político ao vice-prefeito, Pité, que comandará Quipapá até o final de 2024 e se tentará a reeleição. Procurado por este blog após especulações de que o ex-gestor na Mata Sul pernambucana buscaria ampliar as bases disputando a majoritária em uma cidade vizinha, Alvinho desmentiu: “vou descansar”, disse, sem se alongar. Ao que parece o prefeito se afastará de fato dos palanques, já que sobre seu futuro apenas disse “Álvaro Porto apoiará a reeleição de Pité”, indicando o seu afastamento temporário da vida pública.
CONVOCOU - A governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou a convocação de mais 674 profissionais de educação para a Rede Estadual de Ensino. Serão 509 professores, 88 assistentes administrativos e 77 analistas que estavam no cadastro reserva do concurso realizado na gestão Paulo Câmara. A publicação foi feita no Diário Oficial deste sábado. O Governo de Pernambuco também anunciou a convocação para diversos editais de incentivo à cultura (Funcultura) de 2024. Serão R$ 32 milhões em fomento a diversas iniciativas no próximo ano.
ENTREGOU - O prefeito do Recife, João Campos (PSB), entregou sete novos banheiros na orla de Boa Viagem e 30 bicicletas elétricas pelo programa de linhas de crédito popular da Prefeitura do Recife (CredPop).
EM IATI - Às 7:00 da manhã divulgaremos a pesquisa Simplex/CBN realizada no município de Iati. Será que vai dar base ou oposição? Confira!
FRASE DO DIA: “A conversa foi produtiva, estratégica e dará muitos frutos" disse Eduardo da Fonte, presidente do Progressistas, após encontro com a governadora Raquel Lyra.
PRIMEIRO TESTE - À coluna, Eduardo da Fonte disse que o primeiro teste de proximidade com a governadora será em Garanhuns, no Agreste Meridional. "Todo o exército do PP estará no palanque do deputado estadual e pré-candidato Izaías Régis", disse Eduardo, que confirmou um encontro na cidade após o carnaval.
PINGA-FOGO: A aprovação à gestão de Raquel Lyra sobe, se mantém, ou continua a mesma até o fim de 2024?
AGRADECIMENTO - Neste sábado, encerro o meu breve período assinando a prestigiadíssima coluna do amigo Elielson Lima. Agradeço demais por me confiar essa responsabilidade tão grande. Um excelente Ano Novo a todos!