Coluna do sábado | O jogo para o 2° turno está em aberto
Tomando como base os números das pesquisas divulgadas ao longo desta semana, a candidata do Solidariedade ao Governo, Marília Arraes consolidou sua presença no segundo tempo da eleição. Ela não só liderou todos os cenários como apresentou uma ligeira alta em alguns deles. Resta saber com quem ela vai!
As diferentes pesquisas cada uma com sua metodologia apontaram numa média aritmética um empate técnico entre Raquel Lyra (PSDB), Anderson Ferreira (PL), Miguel Coelho (UB) e Danilo Cabral (PSB) na briga para segundo lugar. Esse posto numericamente falando alternou muito de pesquisa para pesquisa dando margem para dizer que qualquer um deles podem chegar lá.
Um fato substancial é o crescimento de Anderson ao ser atrelado a Bolsonaro. Já os demais candidatos oscilaram na margem de erro. Por ser uma campanha considerada normal, em outras palavras, jogada dentro das quatro linhas da política, tudo pode acontecer ainda.
Danilo aposta todas as fichas notem o tempo de propaganda eleitoral e inserções a seu favor, além do “casamento” com Lula, em sua terra natal. Tanto Miguel quanto Raquel têm em suas regiões como “colchão” necessário para se manterem vivos na disputa. Anderson corre sozinho na direita.
Por fim, com um cenário turbulento cravar uma disputa de segundo turno seria mais chutômetro do que fato. Agora é esperar o passar dos dias e aguardar como se comportarão as campanhas e seus respectivos volumes na rua.
ANIMADO – Num destaque grande como suplente de Senador, o ex-deputado Silvio Costa acredita piamente que Danilo Cabral estará no 2o turno, “Quem conhece um pouco da cena política de Pernambuco sabe que a possiblidade de Danilo não está no segundo turno é a mesma do Íbis golear o Flamengo no Maracanã. Alguns não acreditam na isenção dos institutos de pesquisa. Eu acredito que eles erram”, disse Costa, fazendo críticas aos números divulgados durante a semana.
“SIMBORA COLAR” – Com objetivo de colar de vez sua imagem no presidente Bolsonaro, o candidato a governador do PL, Anderson Ferreira soltou um vídeo nas redes sociais na garupa de Bolsonaro durante motociata. O jingle faz alusão a colar a imagem de Anderson com o presidente da República. “Simbora colar”, encerrar publicidade fazendo referência ao “Simbora Mudar” já utilizado pela campanha dele.
FOGO AMIGO – Após desistir de concorrer à presidência da República, Luciano Bivar está correndo contra o tempo para pavimentar sua reeleição na Câmara dos Deputados. Seus aliados mais próximos estão fazendo conta e já atestaram que o partido terá dificuldades para fazer três federais. A nova estratégia de Bivar é ir pra cima das bases do seu correligionário Mendonça Filho. Desidratando o ex-ministro, o presidente do União Brasil poderá ser o segundo da chapa e ter uma eleição mais tranquila.
ADESÃO DE PESO - Ao anunciar o apoio do prefeito de Araripina Raimundo Pimentel e sua esposa Socorro Pimentel, Marília Arraes (SD) ganha mais força no sertão do Estado. Ambos filiados ao União Brasil foi uma baixa considerável no palanque de Miguel Coelho. O clima ficou tenso entre o grupo dos Pimentel e os Coelhos nos últimos dias.
REPERCUSSÃO – A coluna de ontem que trouxe como tema central a prefeita de Serra Talhada Marcia Conrado (PT) teve uma repercussão muito grande tanto em número de acessos quanto de debate no meio político. Márcia tem missão redobrada por está na terra do vice de Marilia e comandar uma das principais cidades do sertão do Estado.
FRASE DA HISTÓRIA: "Não vamos desistir do Brasil", disse Eduardo Campos, durante entrevista ao Jornal Nacional um dia antes de sua morte. Hoje, 13 de agosto faz exatametne oito anos de sua partida.
PINGA-FOGO: Mendonça vai aguentar o calor que Bivar está dando em sua campanha ?