Coluna do sábado | Anderson Ferreira se movimenta como candidato a governador
Com a Oposição longe de uma definição e entendimento, o prefeito de Jaboatão dos Guararapes, Anderson Ferreira (PL), começa a emitir sinais que estará na corrida pelo Palácio do Campo das Princesas. Esta semana se reuniu com o presidente da Petrobras pra cobrar a conclusão das obras da Refinaria Abreu e Lima. Esse encontrou colocou uma pulga atrás da orelha de muita gente.
No comando do segundo maior colégio eleitoral do Estado e com o comando de dois partidos (PL e PSC), Anderson se consolidou como dos melhores players da Oposição. Preparou seu grupo, partido, montou chapa, tem um palanque presidencial que vai está na polarização e ainda se antecipou ao se vincular a Raquel Lyra. Se ela não for candidata terá que apoiá-lo pela lealdade no processo. Além do alinhamento com o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Sem falar que foi o primeiro e único dizer que vai renunciar.
Ferreira ainda tem narrativa com os prêmios da ONU que conquistou, com os projetos que implementou em Jaboatão - cidade difícil de administrar. Por fim, ele mostrou na sua biografia que contraria muitos prognósticos, hoje Raquel está na ordem do dia, mas esse quadro pode mudar e cair no seu colo o comando dessa parte da Oposição.
DISTANTES? - Na próxima segunda-feira, a prefeita de Caruaru, Raquel Lyra fará um em Gravatá, no Agreste. Com o PSDB de pano de fundo, abre margem para avaliação que poderá ser o início do distanciamento com o prefeito de Jaboatão. A tucana comandará um evento político sem usar a marca Levanta Pernambuco.
CENA LOCAL - Uma outra análise sobre esse fato é que os Ferreiras foram fundamentais para a derrota de Joaquim Neto em 2020. O deputado André Ferreira conseguiu costurar uma aliança entre padre Joselito e Darita.
3ª VIA NATIMORTA- Os números das pesquisas de hoje apontam que a dita terceira via não se cria. Moro partiu para provocar Lula tentando criar um fato novo. Se continuar assim, a eleição presidencial poderá ser de apenas um turno e ficada entre Lula e Bolsonaro.
ESTRATÉGIA - Um aliado dos Coelhos rebateu a nota publicada por este blog ao dizer que o senador Fernando Bezerra está mergulhado. “A prioridade agora é Miguel governador, o senador é um animal político estratégico. Aguarde!”, cravou aliado que preferiu ficar em reserva.
PINGA-FOGO: Teremos três candidaturas na Oposição?