Coluna de segunda | Desoneração da folha é tema da Marcha dos Prefeitos
Por Guilherme Camilo, colunista interino
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) contará com uma delegação de mais de 600 participantes na XXV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que acontece desta segunda-feira (20) até a próxima quinta-feira, 24 de maio. Sendo realizado pela Confederação Brasileira de Municípios (CNM), o evento terá como pauta principal a desoneração da folha de pagamento.
De acordo com Marcelo Gouveia, presidente da Amupe e prefeito de Paudalho, o evento ocorre no momento ideal para as prefeituras. “A XXV Marcha acontece num momento oportuno. Os municípios sofrem com quedas de receitas e aumento das atribuições desde a promulgação da Constituição, em 88. Por outro lado, a desoneração pode vir para dar um alívio às contas públicas. O que veremos em Brasília, nestes três dias, serão prefeitos de todas as regiões do Brasil, unidos e unidas para alcançarmos conquistas que possam ter reflexo na ponta, na melhoria da qualidade de vida do povo pernambucano. Não dá pra deixar como está, vamos em busca do diálogo”, destacou Marcelo Gouveia.
O Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB) será o palco principal da marcha, que contará com quatro dias de programação variada, com debates sobre temas como: pacto federativo, desoneração, Movimento Mulheres Municipalistas, royalties, dentre outros. Em paralelo, o evento terá salas temáticas com diferentes assuntos de interesse das gestões.
MONITORADOS: O Partido Liberal (PL) não vai tolerar que membros da legenda que ocupam cargos públicos realizem campanha - clara ou velada - para membros de outros partidos, em localidades que o PL tenha candidato. Pelo menos é o que o aviso disparado pelo presidente nacional do partido, Valdemar da Costa Neto, diz. Com a expectativa de eleger ao menos mil prefeitos nas eleições deste ano, Valdemar afirmou que as manifestações de seus quadros nas redes sociais estão sob monitoramento. De acordo com ele, possíveis "traições" não serão toleradas, ficando sujeitos a processo ético-disciplinar. A medida é uma resposta ao movimento em algumas cidades, onde há uma resistência das alas dos diretórios locais em aceitar os nomes escolhidos pelo partido, que devem ser formalizados com a palavra final do ex-presidente Jair Bolsonaro.
CONDENADOS: O presidente da Câmara Municipal de Timbaúba, Josinaldo Barbosa (PTB), o vereador Felipe Ferreira Lima (Cidadania) e mais oito servidores da Casa foram condenados pela Justiça pela prática de corrupção passiva, peculato e formação de organização criminosa entre os anos de 2019 a 2022. Barbosa, afastado de sua função, recebeu 12 anos, cinco meses e dois dias de reclusão em regime fechado. Felipe foi condenado a nove anos, sete meses e cinco dias, junto com o tesoureiro da Casa, Jessé de Andrade Queiroz. No documento, destaca-se que os dez integraram o grupo criminoso de forma estruturada e que, pela divisão de tarefas, mesmo que informal, tinha o objetivo de desviar dinheiro público e obter, de forma direta e indireta, vantagens indevidas de natureza financeira da Câmara. Já os servidores foram sentenciados a seis anos e dez meses em regime semiaberto.
FRASE DO DIA: “Tarcísio falou para mim que virá para o nosso partido e agora estão todos ansiosos”, afirmou Valdemar Costa Neto, presidente do PL, ao jornal O Estado de São Paulo.
RÁPIDAS
LANÇAMENTO: A governadora Raquel Lyra (PSDB) lança, nesta segunda-feira (20), às 14h, o programa Qualifica PE. A iniciativa oferecerá mais de 25 mil vagas em cursos de formação profissional, que serão espalhados em todas as 12 regiões de desenvolvimento do estado. O programa será detalhado durante evento no auditório do Cais do Sertão, no bairro do Recife Antigo.
PRAZO FINAL: Os brasileiros que devem até R$20 mil e ganham até dois salários mínimos ou estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) têm até esta segunda-feira (20) para renegociar as suas dívidas no Desenrola Brasil. Até a semana passada, 14,75 milhões de pessoas tinham renegociado cerca de R$51,7 bilhões em débitos.
AJUDA AO RS: O Governo de Pernambuco enviou dois cães de resgate do Corpo de Bombeiros Militar do Estado para o Rio Grande do Sul. Os dois binômios e seus respectivos condutores embarcaram no domingo (19) para auxiliar nas buscas por desaparecidos durante as enchentes que atingem o estado gaúcho.
PINGA FOGO: Veto do presidente do PL é medida radical?