Coluna da terça | Protagonismo na Alepe será a chance do PSB para se manter vivo na política estadual
Após perder o comando do Governo de Pernambuco, o qual exercendo por dezesseis anos, a presidência do PSB, que está nas mãos de Sileno Guedes, tem pela frente o desafio de manter a chama do partido acesa.
Por esse motivo, Sileno vem se movimentando pesadamente nos últimos dias para tentar emplacar um nome de sua bancada para os cargos de força na Mesa Diretora. Ele sabe que, para se manter com uma sobrevida na política estadual, precisará conduzir bem a eleição na Assembleia Legislativa.
O maior desafio para a sigla é manter a unidade do bloco. Sem uma força maior que seja a liga entre eles, essa sonhada união está muito longe de acontecer. E, por consequência, o sonho de ter uma posição de destaque na Casa por indicação do partido fica cada vez mais distante.
REUNIÃO COM RAQUEL - Os prefeitos da Região Metropolitana do Recife vão à mesa com a governadora Raquel Lyra para debater os assuntos de suas cidades em bloco. A governadora quer ouvir dos prefeitos quais são as prioridades para a região. O mesmo encontro acontecerá amanhã com os prefeitos da Mata Norte.
CHIADEIRA - Muitos deputados não gostaram desse formato apresentado pelo Governo do Estado de ouvir diretamente os prefeitos sem a presença deles. Um membro da Casa Civil revelou ao blog que esse encontro é "para falar da região como um todo". "Os problemas particulares de cada cidade serão discutidos em um outro momento, na presença dos parlamentares”, relata a fonte.
NOME FORTE - A vice-prefeita Patrícia Alves (Podemos) tem seu nome dado como certo na disputa municipal em Ipojuca no próximo ano. Com anos de experiência na política ipojucana, vinda de uma família tradicional na cidade, Patrícia se transformou na melhor opção para a prefeita Célia Sales em sua sucessão.
BANCADA UNIDA - Vinte e um dos 25 federais que compõem a bancada de Pernambuco na Câmara dos Deputados se reuniram ontem com o presidente Arthur Lira e declararam apoio à sua reeleição. Outros deputados que não estavam no encontro, como Guilherme Uchoa Junior, também votarão em Lira no dia 1º de fevereiro.
NA BERLINDA - Com a autorização do Supremo Tribunal Federal, a deputada federal eleita Clarissa Tércio (PP) será objeto de inquérito federal. Com esse processo, sua posse é posta em dúvida.
INSERÇÃO - A governadora Raquel Lyra vai estrelar o comercial do PSDB que vai ao ar hoje em rede nacional. Além dela, estão na peça publicitária o presidente nacional da sigla, Bruno Araújo, e os governadores Eduardo Leite (RS) e Eduardo Ridiel (MS).
PINGA-FOGO: Haverá surpresas ou Álvaro Porto será mesmo eleito presidente da Alepe na semana que vem?