Coluna da terça | Patriota se consolida como o grande eleitor na Amupe
Atual presidente da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe), o deputado estadual eleito José Patriota (PSB) sem sombras de dúvidas tem muita força entre os prefeitos para conduzir sua sucessão. Regimentalmente ele poderia até ir para a reeleição, mas segundo informações optou em buscar um nome entre os prefeitos.
Mesmo ainda não tornando público quem será seu ungido ou ungida, Patriota já tem o apoio antecipado de vários consórcios regionais. Ou seja, quem ele apresentar terá grande chances de vitória. Hoje, haverá uma assembleia da Amupe e será instalada a comissão eleitoral. Os bastidores da reunião desta terça serão um termômetro da eleição.
Mesmo sendo uma instituição apartidária e sem ligação direta com o Governo, há uma expectativa de que os prefeitos busquem um nome de sucessão que agrade a nova governadora.
DE OLHO NA PRESIDÊNCIA - Quem está ensaiando uma candidatura à presidência da Amupe é o prefeito de Caruaru, Rodrigo Pinheiro. Na semana passada, ele esteve com Patriota e não escondeu seu desejo em disputar o comando da instituição. Mas a expectativa do atual presidente é consolidar um nome do consenso, evitando o bate-chapa.
REFORMA ADMINISTRATIVA - Os deputados estaduais votam hoje a Reforma Administrativa enviada pela governadora Raquel Lyra (PSDB). A matéria vai ao plenário com a relatoria do deputado estadual Antônio Moraes (PP). O clima na Casa é de a matéria que será aprovado com tranquilidade.
FOCADO EM CARUARU - O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tem o sinal verde do seu partido em todas as esferas para que disputar a Prefeitura de Caruaru na eleição do próximo ano. Numa cidade onde a TV tem peso, ter o maior tempo entre os partidos já é uma largada interessante.
RÁPIDAS
PLANEJANDO - O prefeito de Paudalho, Marcelo Gouveia (PSD), reuniu seu secretariado para traçar o planejamento para este ano de 2023. Na postagem que fez em suas redes sociais, ele repetiu três vezes a expressão: “é trabalho”.
DESLIZES - Em seu primeiro vídeo após deixar a presidência da República, Bolsonaro diz que algumas decisões tomadas durante seu governo foram "deslizes": "A gente comete deslizes em casa, que dirá no governo", declarou. Sobre os atos de vandalismo, ele classificou como “inacreditáveis”.
ARTICULADO - Candidato a deputado estadual na eleição passada, Paulo Jucá se transformou numa liderança consolidada no Pajeú. Ele vai se transformar na ponte da região com o novo Governo estadual, o qual ajudou a eleger.
PINGA-FOGO: Vai ter fato novo na política de Ouricuri esta semana?