Coluna da terça | Os movimentos finais da campanha em Pernambuco
Faltando cinco dias para o domingo da eleição, as candidatas ao Governo de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD), estão nos movimentos finais de suas campanhas. Com dois debates programados, um hoje e outro na quinta, além das agendas de rua até o sábado, a ordem agora é correr contra o tempo.
As campanhas deverão aproveitar esses últimos dias para focar na Região Metropolitana do Recife, por concentrar a maior massa do eleitorado pernambucano. Um fato que chamou a atenção neste pleito foi a guerra da comunicação para a desconstrução da imagem da oponente.
Por fim, cinco dias podem parecer pouco, mas em uma campanha tudo ainda pode acontecer. Qualquer pequeno detalhe fora da curva poderá mudar o curso da eleição. Quem vença a melhor!
PESQUISA SUSPENSA - Por decisão do TRE, a pesquisa Simplex que seria divulgada hoje foi suspensa após pedido do jurídico da candidata Marília Arraes (SD). Em contato com o blog, o jurídico do instituto se demonstrou confiante para reverter a decisão e divulgar os números em breve.
FORÇA DE MIGUEL - A campanha de Raquel ganhou um reforço de peso neste segundo turno: o ex-prefeito de Petrolina e ex-candidato a governador Miguel Coelho (UB). A adesão dele trouxe mais 25 prefeitos para Raquel e a transferência de votos no Sertão, região onde ela não se saiu bem no 1º turno. Numa eventual vitória, Miguel é cotadíssimo para assumir uma pasta importante no Governo.
EMPENHADO - Já a campanha de Marília Arraes neste segundo tempo da eleição também recebeu um reforço consistente. Toda a Frente Popular se realinhou em torno do seu nome, exceto MDB e PP. Mas o que chama atenção é o empenho do suplente de senador Silvio Costa na campanha da aliada. Ele botou a cara e vem repetindo o que fez com Danilo no primeiro turno. Costa é conhecido pelo perfil mais aguerrido e tem tudo para estar na primeira fila num eventual Governo Marília.
RÁPIDAS
SINAIS PARA 24 - Em Carpina, o ex-prefeito Joaquim Lapa e os Gouveias estão cada vez mais distantes. Sem se entenderem para o Governo, toda a votação de Marília na cidade ficará na conta do grupo de Paudalho.
GOIANA - Em Goiana, Walter da ETP vem chamando a atenção pela coordenação da campanha de Raquel na terra da Fiat. Ele e o vereador Renato Sandré foram os primeiros a aderirem à campanha da tucana. O grupo agora ganhou reforço com mais vereadores, Quinho Fenelon e o prefeito Eduardo Honório.
PINGA-FOGO: Terá reviravolta na eleição em Pernambuco ou o quadro já está consolidado?