Coluna da terça | O tempo de Raquel e a ansiedade de parte da classe política
Pelo histórico da governadora eleita Raquel Lyra (PSDB), quando se preparava para assumir a gestão em Caruaru pela primeira vez, ela anunciou secretários literalmente na véspera da posse demonstrando a tranquilidade de quem tem tempo para fazer isso.
Em contraponto a isso, os políticos de carteirinha estão ansiosos para o anúncio do primeiro escalão e o start para a eleição da Assembleia Legislativa. Um outro fator que justifica esse tempo de Raquel é que depois de três eleições Pernambuco teve um pleito que foi definido em segundo turno, ou seja, menos tempo para transição e muito menos ainda para formatar reforma administrativa.
Portanto, após receber o relatório final da transição, montar o desenho do seu governo com a reforma que entregará a Alepe, Raquel estará pronta para anunciar sua equipe. Mesmo com vários nomes na cabeça, ela seguirá essa cronologia, enquanto isso tem muitos por aí roendo as unhas de ansiedade.
DIPLOMAÇÃO PRESTIGIADA - A diplomação da chapa Lula/Alckmin foi bastante prestigiada pelos políticos pernambucanos. Além do governador Paulo Câmara e sua vice Luciana Santos, deputados federais eleitos e reeleitos também estiveram na sede do Tribunal Superior Eleitoral.
FOGO EM BRASÍLIA - Com a síndrome de Nero, um grupo de apoiadores radicais do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentou invadir o sede da Polícia Federal, em Brasília, ontem. Eles atiraram pedras tocaram fogo em vários carros. Se essa moda pega vai faltar bombeiros no País.
HOMENAGEM - O ministro do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins, recebeu das mãos do presidente da Assembleia, deputado Eriberto Medeiros (PSB), o título de cidadão pernambucano, de autoria do próprio deputado. A homenagem foi entregue em Brasília na presença do governador Paulo Câmara (PSB), outras autoridades.
RÁPIDAS
SEM ANTECIPAÇÃO - Diante das especulações que sairia antes do prazo da aposentadoria para compor o Governo Raquel, uma fonte próxima à conselheira Teresa Duere, revelou que “ela ficará até o fim”, no caso, até julho do próximo ano. Teresa é dona de um vasto currículo podendo assumir qualquer pasta em qualquer governo.
ROMARIA - A tradicional romaria de São Severino dos Ramos, em Paudalho, se transformou em patrimônio Cultural e Imaterial de Pernambuco. A autoria do projeto foi do deputado estadual Gustavo Gouveia (Solidariedade). Há uma expectativa para a construção de uma nova área no em torno da igreja para acolher melhor os romeiros.
PINGA-FOGO: O MDB de Pernambuco mudará de comando?