Coluna da terça | O efeito 2006 poderá se repetir e beneficiar Raquel
Um fato decisivo na eleição de 2006 foi que o então candidato Mendonça Filho, que estava indo para a reeleição, mirou o segundo colocado nas pesquisas Humberto Costa, deixando Eduardo Campos incólume. Foi justamente aí que o neto de Arraes se consolidou, cresceu e foi para o segundo turno. O resto da história todos já sabem!
Voltando para a atual pré-campanha, Marília Arraes, que lidera todas as pesquisas, vem centrando fogo no pré-candidato da Frente Popular, que só agora apareceu com dois dígitos. A ânsia de derrotar o PSB está cegando o marketing de Marília para ler todo cenário. Esquece, por exemplo, que a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, vem se mantendo com índices entre 18% e 20% de intenção de votos.
Raquel demonstrou nas últimas sondagens que tem um eleitorado cristalizado, sobretudo no Agreste, sua região e segundo maior colégio eleitoral do Estado. O que a projeta para esses indicadores altos. Se assim como Eduardo, ela passar incólume neste primeiro turno, poderá ser uma candidatura que chegue ao segundo turno e cause estrago.
CHUVAS NO DEBATE - A pré-candidata Marília Arraes (SD) divulgou um filme usando as enchentes no Estado e criticando o PSB. Esse tema será recorrente na campanha.
SURPRESA - A grande novidade trazida pela pesquisa Real Time Big Data divulgada ontem foi o alto índice de intenção de votos para o Senado do ex-ministro Mendonça Filho. Ele pode se transformar numa boa opção para Miguel Coelho, pré-candidato a governador do seu partido. Por outro lado, desfalcaria a chapa de federal, onde Fernando Filho, irmão de Miguel, busca a reeleição
COMEMORAÇÃO - Aliados de Danilo Cabral comemoraram o crescimento dele na pesquisa. Essa foi a primeira vez que o socialista apareceu com dois dígitos. "Está tudo dentro do que foi planejado. Numa campanha, tem a hora certa de crescer. Vamos ganhar", revelou um membro da coordenação da campanha.
PRESTANDO CONTAS - O deputado federal Daniel Coelho vai fazer um grande ato de prestação de contas no dia 7 de julho, no Clube Internacional do Recife.
MIRANDO A ALEPE - O ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, realizou ontem uma série de reuniões para pavimentar sua candidatura de estadual. Ele já foi deputado por dois mandatos e conhece bem o traçado.
PINGA-FOGO: Guilherme Coelho vai até o final ou abandonará a pré-candidatura de federal?