Coluna da terça | Eleição da Alepe será o test drive da política de Raquel
A eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa, que acontece no dia 1º de fevereiro, será o primeiro teste da articulação política do Governo Raquel Lyra (PSDB). Sem um nome claro que conduza a relação política, o novo Governo terá que mostrar sua força.
Mesmo publicamente tendo que se afastar do pleito interno da Casa de Joaquim Nabuco, na prática o inverso terá que acontecer para evitar que os parlamentares deem a vitória a um presidente de Oposição. É sob a batuta do novo chefe do Legislativo que os projetos do Governo tramitam na Casa. Se deixar correr solto, o presidente que for eleito poderá segurar as pautas prioritárias de Raquel e engessar seu mandato.
Por fim, com dois aliados disputando o comando da Casa Joaquim Nabuco, os deputados Álvaro Porto e Antônio Moraes, a governadora terá em sua condução o segredo para um mandato tranquilo no Palácio do Campo das Princesas.
MPPE - Após receber a lista tríplice, a governadora Raquel Lyra (PSDB), nomeou, o promotor de Justiça Marcos Antônio Matos de Carvalho para o cargo de Procurador Geral de Justiça, biênio 2023 a 2025. A decisão foi publicada na edição do Diário Oficial. Ele é o atual procurador-geral interino e a força do seu mandato imprimiu uma derrota a antiga gestão.
CANETADA - A edição do Diário Oficial de hoje trouxe uma “canetada” da governadora exonerando todos os comissionados do Governo de Pernambuco. O ex-governador Paulo Câmara só havia demitido seus secretários deixando para a governadora os demais postos.
RÁPIDAS
NOVO PRESIDENTE- O vereador Dedé Lanches foi empossado como presidente da Câmara de Vereadores de Carpina. A posse foi prestigiada pelo deputado estadual Gustavo Gouveia (SD). O novo presidente é do grupo do deputado e terá que equilibrar sua relação institucional com o Executivo local e sua movimentação política.
NAZARÉ EM ABERTO - Com um mandato sem muito destaque do prefeito Nino Nascimento, a cidade de Nazaré da Mata, na Mata Norte, está com o cenário político completamente em aberto para a eleição municipal. Este ano será fundamental para a construção de um novo nome ou regaste de quem já comandou a cidade.
PINGA-FOGO: Feitosa poderá se consolidar como o tercius na corrida pela presidência da Alepe?