Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Coluna da terça | A última cartada do bolsonarismo antes da posse de Lula


Por: REDAÇÃO Portal

15/11/2022
    Compartilhe:

 

Ao longo dos quatro anos no comando do País, o presidente Jair Bolsonaro (PL) utilizou bem as datas importantes do calendário para convocar manifestações em favor de suas pautas. Foi assim em todos os dias 7 de setembro. Este ano, não foi diferente: o presidente disse que o povo brasileiro deveria ir às ruas “pela última vez” no Dia da Independência. 

Inconformados com a derrota nas urnas, bolsonaristas dos quatro cantos estão se organizando para fazer um grande ato em favor do atual presidente, pedindo uma ação contra as urnas eletrônicas. Alguns setores pedem até intervenção militar. 

Fica evidenciada que essa é a última cartada do bolsonarismo - mesmo sem as digitais públicas do líder maior - antes da posse do presidente eleito Lula (PT), em 1° de janeiro. O relatório das Forças Armadas já foi um banho de água fria, depois a nota reforçando o ambiente democrático se transformou numa frustração para muitos. 

Por fim, independentemente do tamanho das manifestações, que inclusive têm o Supremo Tribunal Federal (STF) como alvo, pouca coisa deve mudar o curso até o início do novo Governo. 

VELHAS PRÁTICAS - Chamou a atenção o gesto do presidente eleito Lula de “pegar carona” no jatinho de um empresário envolvido em corrupção. O líder petista passa a ideia de não ter mudado nada e continuar aceitando as benesses desnecessariamente. O Brasil de 2002 não existe mais. Em 20 anos, muita coisa mudou. 

PRESTÍGIO PERNAMBUCANO - De uma vez só, vários pernambucanos foram anunciados na equipe de transição de Lula. Entre eles, estão o prefeito João Campos, a senadora eleita Teresa Leitão e a secretária Fernandha Batista. Tudo isso pode ser interpretado como um gesto ao Estado.

ENCONTRO COM A BANCADA - O presidente estadual do PL, Anderson Ferreira, tem reunião agendada com a bancada estadual da sigla. Passadas as eleições, ele vai debater com os futuros parlamentares sobre o posicionamento da legenda na Alepe. O encontro ocorre nesta quarta (16), pela manhã. Além dos parlamentares integrantes de sua legenda, participa também do encontro o deputado estadual eleito Joãozinho Tenório (Patriota). 

RÁPIDAS 

MODELO - Mesmo evitando discutir o tema no momento, o chefe da Casa Civil de Raquel Lyra deve ler a cartilha do atual condutor da pasta, Zé Neto. Um perfil conciliador, agregador e paciente. Com esses predicados, Zé teve a aprovação de todos os parlamentares da Alepe. 

AMBIENTE DE NEGÓCIOS - A presença do governador Paulo Câmara na abertura da 38ª Feira Internacional de Havana, em Cuba, traz um peso para o mercado local. Afinal, o evento reúne representantes de 62 países e é a maior feira empresarial da América Central e Caribe, fortalecendo diretamente o ambiente dos negócios locais. 

PINGA-FOGO: Quem será o nome forte de Pernambuco no Ministério de Lula?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook