Coluna da terça | A expectativa dos movimentos de Bolsonaro em Pernambuco
Foto: Alan Santos / Planalto
O presidente Jair Bolsonaro (PL) desembarca hoje na cidade de Salgueiro para mais uma agenda administrativa em solo pernambucano. Mesmo sendo uma pauta de governo, a expectativa é grande nos movimentos políticos do presidente em torno do ministro do Turismo, Gilson Machado Neto.
Seu auxiliar espera um aceno público para iniciar seu projeto de candidatura, seja a governador ou ao Senado. Qualquer candidato que levante a bandeira do bolsonarismo reproduzirá a polarização nacional na eleição estadual, mesmo que seja em desvantagem, dada a força que o ex-presidente Lula tem no eleitorado local.
Será frustrante para os aliados mais uma visita presidencial sem aceno claro sobre o pleito de outubro.
FEDERAÇÃO – A expectativa em Brasília é que o União Brasil, fruto da fusão entre do PSL com DEM, faça uma federação com o MDB. O presidente Luciano Bivar já fez declarações públicas neste sentido. Essa união mudaria o quadro político em Pernambuco. E exigiria uma definição: ou Raul Henry perderia o comando do MDB para o senador Fernando Bezerra, ou os Coelhos perderiam o União Brasil.
CHAPA MONTADA – O deputado federal Ricardo Teoblado, que preside o Podemos em Pernambuco, foi enfático durante o evento em que declarou apoio a Miguel Coelho. “Quero avisar à imprensa que o Podemos tem chapa pronta de federal e estadual”, afirmou.
CASA NOVA – Uma fonte revelou ao blog que a deputada estadual Priscila Krause estaria de malas prontas para se filiar ao Cidadania. Ela já havia anunciado que deixaria o Democratas no prazo da janela eleitoral, que vai acontecer no próximo mês. Hoje, está bem encaminhada a federação entre o PSDB e Cidadania.
LISTA – Por falar em chapa, interlocutores do União Brasil passaram uma lista de lideranças que vão se filiar ao partido. Entre eles, estão o deputado Fernando Rodolfo, a delegada Patrícia Domingos, o vereador Junior Tercio, entre outros. Sem falar no deputado Fernando Filho, que já é do partido, e no ex-ministro Mendonça Filho.
PAVIMENTANDO – O ex-secretário nacional de Mobilidade e Desenvolvimento Regional e Urbano, Tiago Pontes vem pavimentando muito bem sua pré-candidatura a deputado estadual. Ele tem imprimido um ritmo de anúncios de prefeitos e lideranças importantes por região do Estado. Pontes aparece bem em todas as famosas listas de contas para a eleição.
PINGA-FOGO: Por que Bivar não participa dos eventos de Miguel Coelho?