Coluna da sexta | Viés de alta de Bolsonaro projeta Anderson em Pernambuco
Tem vezes na política em que você atira o que viu e acerta o que não viu. Assim está sendo a pré-candidatura de Anderson Ferreira ao Palácio do Campo das Princesas. Quando iniciou suas movimentações para esta eleição, ainda ao lado da também pré-candidata Raquel Lyra, ele nem sonhava que Bolsonaro iria se filiar ao PL, partido que comanda aqui em Pernambuco.
Após o ingresso do presidente, Anderson fez um movimento sem muitos traumas de descolamento de Raquel e deu uma guinada à ala bolsonarista e conservadora. Isso lhe rendeu uma viabilidade para disputar o Governo. Além disso, conquistou a benção do presidente para não só levar o alinhando ao Governo Federal como também ter um ex-ministro como companheiro de chapa.
O mais o interessante é que, quando iniciou a pré-campanha, Anderson tinha um presidente capengando e Lula disparado. Isso refletiria muito negativamente, sobretudo na terra natal do ex-presidente. Porém, como a política é dinâmica, o cenário hoje é outro. Bolsonaro vem reagindo e começa a criar um viés de crescimento, se aproximando cada vez mais de Lula.
Essa tendência de alta ajuda diretamente Anderson Ferreira em Pernambuco. Primeiro, que anima ainda mais a tropa bolsonarista, que já é fiel. Depois, pode gerar um efeito em parte do eleitorado que ainda está em dúvida sobre o candidato. Mas Anderson não pode errar diante deste cenário, sobretudo na mensagem.
MATA NORTE - Por falar em Anderson, ele leva sua caravana Simbora Mudar Pernambuco para a cidade de Carpina, na Mata Norte. Na agenda, concederá entrevistas, terá reuniões com empresários e visitará a exposição de animais da cidade.
VIBRANDO - O ex-ministro do Turismo e pré-candidato a senador Gilson Machado Neto gravou um vídeo para comemorar a decisão do presidente Bolsonaro de conceder indulto ao deputado Daniel Silveira após condenações no Supremo. “Temos um líder que não abandona um soldado ferido em batalha”, disse Gilson.
CÁLCULO POLÍTICO - Essa decisão de Bolsonaro acena para o Congresso, agrada militantes e aumenta a tensão com o Supremo Tribunal Federal, que faz parte do seu discurso contra algumas instituições. “O Supremo está fazendo ativismo político”, disse Ricardo Barros, líder do Governo na Câmara, sobre condenações ao deputado Daniel Silveira.
CRÍTICA - Em tom irônico, o deputado federal Daniel Coelho (Cidadania) gravou um vídeo para criticar o estado dos terminais dos BRTs entre Recife e Olinda. “Símbolo da mudança. Vitrine do PSB”, ironizou Daniel Coelho.
CARPINA - Sobre sua possível candidatura a prefeito de Carpina, o empresário Júnior de Val disse que “está namorando, está bem namorado”, sobre a possibilidade de ser o candidato de Botafogo na sucessão em 2024. A declaração foi feita em entrevista ao Programa Francisco Júnior.
PINGA-FOGO: Quem será o vice de Anderson?