Coluna da sexta | Paulo Câmara, o nome do PSB para ministro de Lula
Escondendo o jogo para evitar ruídos em torno do seu nome, o governador Paulo Câmara deverá ser o nome do PSB na Esplanada dos Ministérios. Com um perfil técnico que cabe em qualquer pasta, Paulo também criou uma relação pessoal com o presidente eleito e foi o principal interlocutor dá reaproximação do PSB com o PT após o impeachment.
Seu nome será apresentado ao País no momento certo. Lula tem preferências pelo governador pernambucano e por Flávio Dino. Os demais nomes postos hoje servem como uma cortina de fumaça. Outro que poderia entrar na lista seria o ex-governador de São Paulo, Márcio França, porém a pressão para colocar sua esposa na chapa de Fernando Haddad atrapalhou o processo e está sendo alvo de críticas do clã mais próximo a Lula.
Voltando a Paulo, ele também congrega os “cardeais” do PSB, que hoje vivem um processo de lamber as feridas das derrotas nas eleições. Como bom interlocutor - provou isso na prática -, o governador terá pela frente a missão de ajudar a reconstruir o partido. Ele já sinalizou para isso na entrevista no Entre Agendas.
LIDERANÇA DO PSB - Após 31 de dezembro, quando encerra o mandado de Paulo Câmara no Governo, a liderança dos socialistas em Pernambuco estará por gravidade nas mãos do prefeito João Campos. Porém, se de fato Paulo for ministro, esse comando terá que ser compartilhado.
UNALE - Ao lado do governador reeleito Eduardo Leite, Raquel Lyra levantou a plateia do Congresso da União das Assembleias Legislativas (Unale). Ela defendeu a unidade do País. “A gente precisa neste momento é de união, o País está dividido. A gente precisa esquecer aquilo que nos divide e trabalhar pelo que nos une”, disse a tucana. Essa fala dela serviu também para sinalizar aos parlamentares estaduais pernambucanos presentes no evento.
RÁPIDAS
DANÇA DAS CADEIRAS - Após o TRE cassar a chapa do Avante, os vereadores do Recife, Dilson Batista e Fabiano Ferraz, deixam o mandato. Assumem a titularidade Gilberto Alves e Victor André Gomes.
TRANSIÇÃO A TODO VAPOR - A equipe de transição apresentou um ofício ao Governo com 71 pedidos de informação. Com um perfil técnico, a equipe tem o comando da vice-governadora eleita Priscila Krause. Essa equipe vai ampliar com nomes que tocaram áreas específicas.
CENSURA À VISTA? - Em conversa com o presidente eleito, o ministro e presidente do TSE, Alexandre de Moraes, pediu a Lula projeto para "regular as plataformas digitais". Seria a nova censura? Não fica claro a palavra "regular".
FRASE DO DIA: “Nunca vi um mercado tão sensível como o nosso!” Lula
PINGA-FOGO: André de Paula será o nome do PSD no Governo Lula?