Coluna da sexta | O dia D para a campanha de Marília
De longe hoje é o dia mais importante da campanha de Marília Arraes (SD) ao Governo de Pernambuco. Todas as suas fichas foram colocadas à mesa para os efeitos dessa agenda com o ex-presidente Lula. É de fato um divisor de águas. O líder mor do PT já está em Pernambuco desde ontem e vai fazer sua primeira aparição pública ao lado da neta de Arraes e isso poderá render embolar o jogo.
Com 65% dos votos válidos no primeiro turno no Estado, Lula é o principal padrinho desta campanha. Sua presença pode ser um antídoto para frear o crescimento da candidata Raquel Lyra. Ele vai fazer uma coletiva de imprensa, caminhada pelas principais ruas do Recife e gravar para a propaganda eleitoral gratuita ao lado de Marília. Pelo fator tempo e estratégia essa deverá ser a única agenda do petista em Pernambuco neste segundo turno. Seu maior foco e suas energias serão no Sudeste e Sul do País.
A agenda de hoje servirá também para engajar toda militância petista na sua campanha presidencial, o PT tem como meta chegar a 70% dos votos válidos. Sem falar que servirá para alimentar a nacionalização da sucessão estadual, estratégia clara e acertada adotada pelo marketing da candidata. O efeito desse evento só deverá ser aferido na semana que vem com as próximas pesquisas. Em outros estados, como a Bahia, a presença de Lula surtiu efeito em prol do seu afilhado, vamos aguardar a cabeça do eleitor pernambucano.
TOM AMISTOSO – A acolhida do ex-presidente Lula ontem a noite revelou uma cena que deverá ser replicada no palanque de hoje, a candidata Marília Arraes ao lado do prefeito João Campos e do governador Paulo Câmara. Um clima amistoso foi criado em torno de Lula. O ex-presidente já pode se exibir por ter conseguido um feito que muita gente apostava que não aconteceria mais: unir os Campos com os Arraes de novo no mesmo palanque.
EMBARQUE DO PP – A informação que a coluna apurou que o PP comandado pelo deputado Eduardo da Fonte anunciará apoio à candidatura de Raquel Lyra nesta sexta. A sigla tem uma bancada composta por oito estaduais eleitos, quatro federais e 26 prefeitos. O interessante é que a maioria fechou questão de seguir o entendimento do partido seja ele qual fosse. Essa adesão é um reforço de peso a campanha da tucana. O ato está marcado para as 16h30, na sede do partido.
NOME PARA CARUARU - O deputado federal Fernando Rodolfo (PL) tem seu nome cotado para disputar a Prefeitura de Caruaru em 2024. Perguntado por este colunista se ele toparia a missão, ele brincou: “aceito ser o vice de Edilson (prefeito de Toritama) se ele fosse para Caruaru. Toritama é uma das cidades mais organizadas do Estado. Eu rodo muito por aí e posso atestar”, mas não revelou seu futuro político.
RÁPIDAS
UNIDOS – Os três vices que assumiram a titularidade do mandato Mano (Jaboatão), Rodrigo (Caruaru) e Simão (Petrolina) estão preparando um grande evento para firmarem uma parceria entre as três cidades. O local desse lançamento será Petrolina. Há uma expectativa sobre os desdobramentos dessa unidade deles.
ARTICULANDO O SERTÃO – O suplente de deputado Paulo Jucá que saiu grande na eleição no Pajeú regaçou as mangas para colocar a campanha de Raquel nas ruas. A região é mais socialista de Pernambuco. Arraes sempre começou fazendo campanha por lá.
VOLTA POR CIMA – Com poucos recursos do fundo eleitoral, o deputado federal eleito Coronel Meira mostrou força na sua votação e vitória. Ele revelou à coluna que fez questão de visitar todos os batalhões e cumprimentar pessoalmente toda a tropa. Muitos não acreditavam em sua eleição pelos resultados passados, mas saiu gigante da eleição.
PINGA-FOGO: Bolsonaro vai conseguir virar o jogo?