Coluna da sexta | O cenário está completamente em aberto na corrida pelo Governo
Tendo como base a pesquisa Simplex/CBN divulgada, ontem, com exclusividade por este blog, o cenário para o Governo de Pernambuco está completamente em aberto. Apenas a candidatura de Marília Arraes (SD) está consolidada para o segundo turno da eleição, baseado nos números.
O fato novo desta Simplex é que o candidato Anderson Ferreira (PL) apareceu em segundo lugar pela primeira vez, consolidando o que já vinha sendo apontado em outros institutos. A nova rodada também apontou uma queda na intenção de votos que a candidata Raquel Lyra (PSDB) vem sofrendo.
Outro ponto que merece ser observado é o crescimento de Miguel Coelho (União Brasil) acima da margem de erro. Nesta rodada Simplex, ele foi o que mais cresceu, seguido de Danilo Cabral (PSB). Os dois têm um ponto em comum: o alto desconhecimento.
Ao mesmo tempo em que o desconhecimento é trabalhoso para driblar, é também positivo, pois quem não é conhecido não é menos rejeitado e tem mais chance de crescimento. Diferente de Marília, que tem um recall por ter acabado de sair das urnas, no Recife, e em 2018, rodou o Estado todo como pré-candidata ao Governo e depois foi sacada.
Por fim, a Simplex aponta uma consolidação da candidata do Solidariedade no pleito e uma briga em aberto para o segundo lugar do 2º turno. A sorte está lançada!
LEVADO PELO BOLSONARISMO - O ex-ministro do Turismo, Gilson Machado (PL), firmou o segundo lugar na corrida pelo Senado. Em sua frente, está a candidatura do PT, com Teresa Leitão, com quem empata tecnicamente. A polarização nacional Lula x Bolsonaro estará presente nesta corrida pela única vaga de senador. Os números ficaram semelhantes à Simplex divulgada no dia 31 de julho. Ele lidera o cenário espontâneo.
FUROU A BOLHA - Mesmo com seu candidato a governador tendo apenas 7,6% de intenção de votos, Teresa Leitão (PT) consolidou o primeiro lugar na pesquisa Simplex. Essa é a prova de que ela já conseguiu se apresentar como a candidata de Lula, mas Danilo ainda não.
NO JOGO - O deputado André de Paula (PSD) não pode ser descartado de nenhuma hipótese, pois em Pernambuco o governador historicamente tende a eleger o senador. Se Marília mantiver esse viés de alta, ele fica mais forte na eleição. Além disso, André tem time na rua com a penca de prefeitos que o seguem.
COLCHÃO SERTANEJO - Pela primeira vez na pesquisa, Guilherme Coelho (PSDB) apareceu empatado tecnicamente com André de Paula. O tucano deve isso ao Sertão, que na amostragem confere a ele um alto percentual de intenção de votos. Lá, a chapa será Miguel e Guilherme, ambos são da família Coelho, distantes nos palanques, mas juntos nas urnas.
RÁPIDAS
ALIVIOU - O sentimento geral dos analistas é que os apresentadores do Jornal Nacional, Wiliam Bonner e Renata Vasconcelos, não tiveram o mesmo tom com Lula que utilizaram com Bolsonaro. Deixando para o líder petista transformar a exposição no seu maior ato de campanha.
COMEMOROU - O candidato da Frente Popular, Danilo Cabral, comemorou a entrevista de Lula ao JN. “O Jornal Nacional com Lula, na noite de hoje, foi o grande reencontro do Brasil com a esperança de dias melhores”, disse Danilo.
PLANO DE GOVERNO - Um lugar bem simbólico como o Morro da Conceição foi o palco escolhido por Raquel Lyra e Priscila Krause para lançarem seu Plano de Governo. O candidato ao Senado, Guilherme Coelho, também participou do ato.
PINGA-FOGO: O guia eleitoral que começa hoje vai mudar o cenário em Pernambuco?
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)