Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Coluna da sexta | O aceno de Lula a Paulo Câmara


Por: REDAÇÃO Portal

23/12/2022
    Compartilhe:

 

O presidente eleito Lula vem demonstrando através de gestos que tem uma relação próxima ao governador de Pernambuco, Paulo Câmara. Mesmo não sendo bancado pelo seu partido, Lula chamou o governador ontem em Brasília e ensaiou uma conversa que pode desembocar numa indicação ministerial. 

Se isso materializar, como muitos apostam que sim, Paulo será da cota pessoal do presidente. O governador tem seu nome cotado para assumir a  pasta das Comunicações. O grande gargalo é que o PSB já está ocupando três Ministérios. Mas, na conversa de ontem, Lula disse que não abre mão de ter Paulo no seu Governo, seja como ministro ou com um cargo de grande relevância. 

A gratidão do líder mor petista com o governador pernambucano iniciou no processo de reaproximação entre o PT e PSB. Para Lula, Paulo foi o maior fiador dessa aliança, que se consolidou na chapa que elegeu o petista para o terceiro mandato como presidente da República. 

PRESTÍGIO DE PERNAMBUCO - Pernambuco sempre ocupou um espaço relevante na política nacional. No Governo Temer, houve o apogeu, com quatro ministros. Porém nessa nova gestão de Lula, os pernambucanos já emplacaram o ministro José Múcio Monteiro (Defesa), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia) e Tadeu Alencar (Secretário Nacional de Segurança), e ainda pode ter Paulo Câmara e Wolney Queiroz. 

CIÊNCIA E TECNOLOGIA - A vice-governadora Luciana Santos foi confirmada no Ministério da Ciência e Tecnologia, como antecipamos aqui. Como deputada federal, ela foi titular da Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara, além de ter atuado como secretária estadual da pasta em 2009, durante o governo de Eduardo Campos (PSB). Ou seja, ela já tem relação com o tema, inclusive seu nome foi festejado pela comunidade científica. 

MATA NORTE  - O deputado federal eleito Pedro Campos (PSB) cumprirá uma extensa agenda na cidade de Vicência, na Mata Norte. Ele foi bem votado na região e já dá sinais de que estará presente durante seu mandato. Desde a morte de Sérgio Guerra e agora com a derrota de Ricardo Teobaldo, a região vive um vácuo por não ter um federal que levante a bandeira dos problemas locais. 

RÁPIDAS 

EM ALTA - Com a ação de Natal nos quatro cantos de Jaboatão, o prefeito Mano Medeiros terminará o ano com alta aprovação. Ele vem mantendo o ritmo de gestão e cada vez mais se faz presente nas ruas. Isso surte efeito numa cidade complexa como Jaboatão. 

SEM DEFINIÇÃO - Com a falta de habilidade de Paulinho da Força, a situação do Solidariedade fica cada vez mais difícil para ter um protagonismo nesta fase de montagem do Governo. A deputada Marília Arraes é quem mais perde com essa falta de posição clara do seu presidente nacional.

PINGA-FOGO: Quantos deputados vão registrar a candidatura para a primeira secretaria da Alepe?

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook