Coluna da sexta | Marília Arraes inicia 2º turno com o pé direito ao receber apoio de Lula
Como este blog antecipou, o Partido dos Trabalhadores e o ex-presidente Lula decidiram apoiar a candidatura de Marília Arraes (SD) ao Governo de Pernambuco neste segundo turno. Ontem à noite, o diretório estadual acatou por aclamação a decisão da nacional de apoio à neta de Arraes.
Essa é uma importante conquista de Marília neste segundo tempo da eleição e concede uma musculatura importante para ela no round final. No estado onde o ex-presidente obteve 65,27% dos votos válidos, ter seu apoio é algo digno de comemoração.
Com Lula integral em seu palanque, Marília Arraes vai colocar todas as suas fichas na nacionalização da campanha, como já analisávamos previamente na coluna da terça. Se essa narrativa pegar, ficará difícil para Raquel Lyra (PSDB) se contrapor, a não ser que ela faça um movimento de voto em Lula.
A ida de Lula leva consigo toda a esquerda para o palanque de Marília. Já anunciaram adesão PCdoB, PDT, Republicanos – que em Pernambuco é de esquerda -, e agora por último o PSB.
APOIO DISCRETO – A cúpula do PSB vai definir com Marília como se dará o anúncio do apoio da legenda. Existe até a hipótese de um apoio num ato discreto. Pela primeira vez coadjuvante em 16 anos, os socialistas terão que se reinventar para se manterem vivos na política pernambucana. Uma nova Frente Popular nasce sob o comando de Marília. O PSB já fez esse movimento de apoio em 2000, na eleição de João Paulo para prefeito do Recife, e por ironia do destino naquela ocasião o indicado da legenda para assumir uma secretaria foi Danilo Cabral.
ELEIÇÃO DO RECIFE – O ponto alto que fez o PSB decidir não adotar a neutralidade foi a reeleição de João Campos, no Recife. Numa eventual vitória de Raquel Lyra (PSDB) nomes como Priscila Krause e Daniel Coelho despontariam para brigar pela Prefeitura. Com Marília, pode haver um entendimento para que ela não interfira diretamente na eleição da capital. Ao perder o comando do Governo, restou ao PSB se manter vivo na principal cidade do Estado. Vale ressaltar que João traz o simbolismo de ser filho de Eduardo Campos.
TROCA DE FARPAS – Uma verdadeira guerra nas redes sociais esquentou a primeira semana do segundo turno. Aliada de Daniel Coelho gravou vídeo dizendo que Marília não respeitou o luto ao não aceitar o adiamento do início do guia eleitoral citando casos na política nacional. Por sua vez, Julio Lóssio Filho fez outro vídeo rebatendo e colocando trechos em que Daniel comemora novas adesões. Julinho chamou de incoerente o pedido da campanha da Raquel.
RÁPIDAS
PT SENDO PT – Mesmo já definido o apoio e tudo amplamente divulgado, o deputado Carlos Veras esteve com Marília ainda ontem e informou a decisão. Mesmo assim, a legenda ainda fará uma nova reunião hoje para planejar como se dará o anúncio oficial. Se existe uma sigla mais complexa que essa, está para nascer!
LIBEROU OS PREFEITOS – Com dois prefeitos em Pernambuco, o PT estadual optou em liberar Márcia Conrado (Serra Talhada) e Luiz Aroldo (Águas Belas) para escolherem o palanque que vão seguir na eleição. As questões locais vão pesar nessa decisão. “Ainda estamos em conversas”, revelou Márcia Conrado à coluna, sobre a decisão final.
CRIME - Na inauguração do comitê de Bolsonaro no Recife, o ex-ministro do Turismo, Gilson Machado, fez duras críticas às pesquisas divulgadas às vésperas da eleição. “A pesquisa da Globo me botava em terceiro. Isso é criminoso. Eu vou acionar a Justiça”, disparou Machado.
COMENTÁRIO – Acompanhe nosso comentário político na CBN Recife em dois horários: 6h45 e 14h20 no Estúdio CBN. Você pode ouvir pela rádio 105.7 FM ou pelo site cbnrecife.com
PINGA-FOGO: Qual será o tom adotado pelas campanhas no guia eleitoral de hoje?