Coluna da sexta | Marília Arraes aposta na Metropolitana na reta final de campanha
Com 29 dos 39 vereadores recifenses no seu palanque, a candidata Marília Arraes (SD) focou suas últimas agendas de campanha na Capital pernambucana. Com objetivo de reverter o quadro do primeiro turno, quando ficou em 3° lugar, Marília rodou quase toda a cidade ao lado das lideranças políticas. Com histórico de identificação com o recifense, por ter sido vereadora e candidata a prefeita em 2020, a neta de Arraes reúne condições para chegar forte na eleição do domingo.
O marketing da candidata partiu para o tudo ou nada, com objetivo de desconstruir a imagem da adversária. A propaganda eleitoral gratuita foi uma verdadeira artilharia contra Raquel. O caso da Funase ganhou protagonismo de um guia inteiro. Essa pancadaria na rádio e TV pode ter os efeitos desejados ou até alguns colaterais.
Por fim, diferente de Danilo no primeiro turno, Marília soube explorar melhor a imagem de Lula nas ruas com a propaganda e nas redes sociais. Esse virou o principal ativo e estratégia para tentar virar o jogo eleitoral.
FEZ FALTA – Primeira senadora eleita de Pernambuco com uma votação alta, muitos esperavam que Teresa Leitão (PT) teria um papel de mais relevância na comunicação de Marília neste segundo turno. Teresa virou a cara de Lula nesta eleição e poderia ter sido mais explorada. Além de ser mulher e militante histórica do partido.
PESQUISAS – Como no primeiro turno, em Pernambuco nesta reta final tem pesquisas para todos os gostos e para alimentar qualquer discurso. A discrepância entre os resultados das sondagens e as urnas foi enorme no primeiro tempo da eleição. Domingo iremos confrontar as projeções com os resultados oficiais.
CLÁSSICO – A eleição presidencial vive um dos maiores clássicos da história. Primeiro, pela polarização entre os extremos. Depois, pelo quadro de indefinição às vésperas do pleito. Por fim, a eleição parece que será decidida no detalhe. Lula hoje tem uma ligeira vantagem, segundo as pesquisas, mas Bolsonaro não pode ser subestimado.
RÁPIDAS
JOAQUIM NABUCO – Neste domingo (30), também teremos eleições suplementares nos municípios de Pesqueira, no Agreste, e Joaquim Nabuco, na Mata Sul. Essa é a primeira vez que uma eleição suplementar será realizada no mesmo dia de uma eleição geral.
ÚLTIMO CONFRONTO – O debate da TV Globo foi recheado de farpas entre as candidatas Marília Arraes (SD) e Raquel Lyra (PSDB). Uma candidata apostou as fichas na política, a outra na gestão. Bolsonaro e Paulo Câmara foram mais falados do que projetos para Pernambuco.
PINGA-FOGO: Quem vencerá as eleições suplementares em Joaquim Nabuco e Pesqueira?