Coluna da sexta | Gilson assume protagonismo regional na campanha de Bolsonaro e acredita na virada
O ex-ministro do Turismo Gilson Machado Neto que coordena a campanha de reeleição do presidente Bolsonaro no Nordeste vem imprimindo uma agenda pesada nos últimos dias atrás de apoios. Fechou o voto do governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa e ontem garantiu toda base da campanha de ACM Neto na Bahia. “Estamos virando voto a voto, vamos ganhar! Gestos como o do governador Wanderlei, de ACM são provas que estamos no caminho certo. O clima é muito favorável”, disse Gilson à coluna.
As últimas pesquisas eleitorais apontam um cenário apertado entre o ex-presidente Lula e o atual Jair Bolsonaro com uma vantagem para o petista. Ninguém pode errar a partir de agora. Qualquer detalhe fora da linha poderá ser fatal. Ainda conversando com Gilson Machado, ele comemorou muito o “sentimento de virada em Minas Gerais e a da vitória do nosso ex-ministro Tarcisio de Freitas em São Paulo”, apontando que esses fenômenos serão os diferenciais para a vitória do presidente encima de Lula.
Por fim, com esses movimentos regionais e até fora do eixo Nordeste, Gilson Machado assume um protagonismo na campanha do presidente e reúne todas as condições de voltar com mais força à Esplanada dos Ministérios já agora após o pleito.
FUGINDO DA REJEIÇÃO – As candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD) fogem da vinculação com Bolsonaro por ter declarado neutralidade e PSB por ter sido oposição muitos anos respectivamente. A preocupação maior de suas campanhas é alta rejeição desses “apoios”. Isso ficou evidenciado nos dois debates que travaram.
CRITICOU – O deputado federal e candidato do PSB no primeiro turno, Danilo Cabral criticou os embates entre as candidatas Marília Arraes e Raquel Lyra. Para ele, falta propostas para Pernambuco. “O povo de Pernambuco, de forma soberana e legítima, já se posicionou e escolheu a alternância do comando do governo do estado no primeiro turno. Esse mesmo povo espera, nos debates do segundo turno, que se fale do futuro de Pernambuco e do Brasil. Menos ataques e mais propostas".
CONTAS DE SÍLVIO – O deputado federal e presidente do Republicanos em Pernambuco, Silvio Costa Filho publicou um tweet ontem dizendo: “O PT não teve candidato a governador de Pernambuco, mas um dado importante do primeiro turno aqui no estado é que 257.000 mil eleitores votaram 13 para governador, significa dizer que o eleitor pensava que Marília Arraes era 13 do PT, isso representa quase 5% dos votos”. Em outras palavras, a candidata do Solidariedade perdeu esses votos e a estratégia agora de sua campanha é massificar o número.
RÁPIDAS
VOTAÇÃO HISTÓRICA – O prefeito de Itacuruba, Bernardo Ferraz deu ao seu primo Kaio Maniçoba (PP) a maior votação da história de sua cidade. O deputado estadual eleito obteve 46,19% dos votos válidos. É uma das maiores médias do Estado. Com esse resultado o gestor sai gigante da eleição.
LIDERANÇA DO PSB – Com quatro votos só na bancada de Pernambuco, o deputado federal Felipe Carreras caminha a passos largos para assumir a liderança do PSB na Câmara dos Deputados. Pertencer ao colégios de líderes é tudo que faltava para ele sendo um dos poucos da sigla que foram reeleitos este ano.
EM CAMPANHA – Por falar em Carreras, ele está em plena campanha pela reeleição do deputado Arthur Lira no comando da Câmara. Sua relação com o presidente é muito estreita. Felipe vem ligando pessoalmente para cada parlamentar de Pernambuco em busca de votos.
PINGA-FOGO: Bolsonaro conseguirá emplacar a virada encima de Lula?