Coluna da sexta | Campanha de Lula teme o 2º turno
Importante membro da campanha do ex-presidente Lula (PT) revelou à coluna que o núcleo central da coordenação está muito preocupado com a possibilidade do 2º turno e seus desdobramentos.
“Mesmo com todas as pesquisas favoráveis ao ex-presidente Lula, o segundo turno animaria a tropa bolsonarista, poderia criar um sentimento de virada e seria muito sangrento”, avaliou petista de alto escalão. Isso justifica a busca de Lula pelo voto útil e priorizando suas agendas nas regiões mais densas eleitoralmente do País.
Por fim, com indicadores de que a eleição presidencial será de dois turnos, o PT trabalha agora para criar uma estratégia com objetivo de frear o crescimento do bolsonarismo no segundo tempo da eleição.
MESMA ESTRATÉGIA - O candidato da Frente Popular, Danilo Cabral (PSB), está usando a mesma tática de Lula ao dedicar suas agendas nos próximos 15 dias aos maiores colégios eleitorais de Pernambuco. A estratégia do PSB é fazer com que Danilo rode todas as regiões do Estado em pouco dias, deixando sua mensagem final e esquentando a militância para chegar no segundo turno.
MDB RACHADO - O deputado Raul Henry (foto ao lado) trava uma luta de vida e morte com a candidata de seu partido Iza Arruda, em busca da única vaga de federal que o MDB deverá fazer. Nos meios políticos, comenta-se que Henry errou feio em não harmonizar sua campanha com os companheiros de partido. A avaliação é que o MDB poderia fazer dois deputados, mas ele se apequenou, criando uma tensão com a candidata Iza e destruindo uma relação que ele mesmo plantou no passado.
MIRANDO O VOTO DE LULA - Os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) estiveram em Pernambuco nesta semana para marcar território em um reduto historicamente lulista. As estratégias deles ficaram muito parecidas e têm como principal objetivo fazer com que o ex-presidente Lula não resolva a eleição no dia 2 de outubro.
TIMBAÚBA - Repercutiu muito a Operação da Polícia Civil na Câmara de Vereadores de Timbaúba, na Mata Norte. Na ocasião, o presidente da Casa, vereador Josinaldo Barbosa, foi afastado do cargo, juntamente com outros três servidores. As investigações devem continuar e mais desdobramentos podem acontecer nos próximos dias.
AGRESSÃO - O prefeito de Barreiros, Carlinhos da Pedreira, e o candidato a deputado estadual Pedro Ivo de Marília (Solidariedade) foram às tapas após discussão. O motivo da briga seria porque o prefeito mandou recolher as bandeiras do candidato.
RÁPIDAS
GRANDE ATO - A prefeita de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), recepciona hoje a comitiva da Frente Popular, comandada pelo candidato Danilo Cabral (PSB). A expectativa da organização é fazer um ato grande para mostrar a força da prefeita na região e colar a imagem dela com seu candidato a governador.
SEM CANDIDATURAS - O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) negou os registros de todas as candidaturas do PCO e indeferiu mais de 100 pedidos de candidatos a deputado no estado. Com essa decisão, Ubiracy Olímpio (PCO) é o único candidato a governador a concorrer subjúdice para disputar as eleições.
SABATINA - A CBN continua a série de sabatinas com os candidatos ao Governo de Pernambuco. Ontem, foi Anderson Ferreira (PL), e hoje é a vez de Cláudia Ribeiro (PSTU). A entrevista começa às 11h e você acompanha pelo rádio na frequência 105.7 FM ou pelo cbnrecife.com
PINGA-FOGO: Quem é a liderança do grupo de Anderson Ferreira que vai declarar voto em Danilo hoje?