Coluna da sexta | As duas teses do Senado nas mãos de Lula
A decisão da candidatura para o Senado da chapa da Frente Popular está inteiramente nas mãos do ex-presidente Lula. Isso é um fato incontestável. Ele passou os últimos dias ouvindo lideranças pernambucanas sobre o assunto. O líder mor do PT ouviu duas teses principais: um nome que representasse sua imagem ao lado de Danilo ou uma candidatura que ampliasse o leque e levasse a chapa ao centro.
Em outras palavras, a federação (PT, PCdoB e PV) trabalha para emplacar a deputada Teresa Leitão, que já bateu o pé que não aceita ser vice. "Com Teresa, a chapa teria a cara de Lula. Ninguém vota em vice”, defende aliado. A parlamentar é um quadro orgânico do partido, além de ser mulher numa eleição onde outras duas mulheres estarão protagonizando chapas majoritárias.
Do outro lado, existem os que defendem o nome do deputado André de Paula (PSD) como a melhor opção para ocupar o espaço. André seria o “Alckmin” de Pernambuco, dando a oportunidade à chapa de dar uma guinada ao centro. Os que defendem essa ideia dizem que o PT na vice estimularia a militância a trabalhar para o candidato a governador. Por sua vez, eles reforçam: se os petistas ficarem com o Senado, podem repetir 2014, quando João Paulo decolou e deixou Armando para trás. Porém, no final, nenhum deles se elegeu.
O veredito está, agora, nas mãos de Lula. Pelo sentimento de Brasília, não tardará. O PSB nacional vai começar a cobrar do PT uma definição urgente.
RESOLVER LOGO - O governador Paulo Câmara revelou a aliados que quer resolver logo essa indefinição do Senado. Ele sabe que, ao bater o martelo, começará uma nova fase na pré-campanha em Pernambuco. Paulo se reuniu com Lula, Gleisi Hoffmann e Danilo Cabral para tentar fechar essa questão. A fumaça branca sai em questão de dias ou até de horas.
QUESTÃO DE TEMPO? - Nos corredores do Congresso Nacional, muitos começam a acreditar que o deputado Eduardo da Fonte vai aderir ao palanque de Marília Arraes. Se isso de fato acontecer, ela amplia consideravelmente seu tempo de rádio e TV, além de ganhar musculatura política. Dois ativos que hoje estão deficitários em sua pré-campanha.
AMPLIANDO - O pré-candidato a estadual Tiago Pontes (Republicanos) está ampliando bem seu palanque. O prefeito de João Alfredo, Zé Martins, anunciou apoio à sua pré-candidatura. Com isso, Tiago se consolida na chapa do Republicanos.
A CHANCE DE GILSON - Se Marília escolher um candidato ao Senado com o viés petista e o PT estiver na vaga da Frente Popular, o campo da esquerda pode rachar ao meio e Gilson Machado, fiel defensor do bolsonarismo, pode entrar forte na disputa. Lembrando que com Bolsonaro só tem ele!
DEBATE - A pré-candidata a governadora Marília Arraes estará no debate do CBN Recife desta sexta-feira. Você pode acompanhar a partir das 11h pelo 105.7 FM ou pelo site cbnrecife.com
PINGA-FOGO: Quando vai acabar essa novela do Senado da Frente Popular?