Coluna da sexta | A federação entre o PP e União Brasil se transforma num verdadeiro “canhão eleitoral” para 2024
A possível federação entre o União Brasil e os Progressistas, que já anda em passos largos para se concretizar, criará uma super legenda, que ao mesmo tempo será um polo de atração para os novos quadros, sobretudo os que vão disputar as eleições municipais em 2024. Juntos, os partidos vão corresponder mais de 20% do tempo de propaganda eleitoral de Rádio e TV, além de um fundo eleitoral gigante.
Em Pernambuco, os presidentes das legendas, os deputados Eduardo da Fonte (PP) e Luciano Bivar (UB), já mantém uma sintonia política desde o tempo de Carlos Wilson. Unidos, eles terão um tamanho que dará inveja a qualquer sigla. Essa federação irá contribuir diretamente para as articulações políticas do Governo Raquel Lyra. Cidades estratégicas como Caruaru, Petrolina e Recife, em que o tempo de propaganda eleitoral tem seu peso, o candidato que estiver filiado ou na composição com a essa federação largará na frente.
O efeito disso na política estadual é que, juntos, Eduardo da Fonte e Luciano Bivar vão pilotar um verdadeiro “canhão eleitoral”. Em Brasília, a articulação para concretizar essa federação será retomada após o Carnaval e ainda no início de março será o prazo decisivo.
PAUSA – Ainda enlutada e com todas as motivações bem justificativas, a governadora Raquel Lyra (PSDB) preferiu se recolher com seus filhos para uma viagem, se distanciando dos festejos de momo do Estado. Ontem, ela transmitiu o cargo para sua vice, Priscila Krause. Essa é a primeira vez que uma mulher entrega a outra o comando de Pernambuco.
PLAY NO CARNAVAL – Com a batuta do Estado, a governadora em exercício Priscila Krause (Cidadania) e o secretário de Turismo, Daniel Coelho, vão rodar os quatro cantos de Pernambuco durante o período momesco. Ontem, ela já bateu o cartão na abertura do Carnaval de Olinda. Na agenda, vai prestigiar o Galo da Madrugada, Bezerros, Casa da Rabeca e outras cidades do Interior.
MERCADO INTERNACIONAL – Ex-companheiro de chapa da governadora, o presidente da Associação Brasileira dos Produtores e Exportadores de Frutas e Derivados (Abrafrutas), Guilherme Coelho, teve um encontro com Raquel Lyra e o presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Jorge Viana. O objetivo da visita é aproximar a agência dos governos estaduais e municipais, reforçando o seu papel como parceira na capacitação de empresas para a exportação.
RÁPIDAS
NOVOS DEPUTADOS – Após anunciar o apoio ao deputado federal Eduardo da Fonte, a prefeita de Camutanga, Talita Fonseca, confirmou a parceria com o deputado estadual Jeferson Timóteo, também do PP. “Tenho certezade que ele ajudará muito Camutanga. Para que possamos seguir transformando a vida dos que mais precisam”, disse Talita.
AMUPE - A “chapa do consenso” para a Associação Municipalista de Pernambuco, encabeçada por Márcia Conrado (PT) e Marcelo Gouveia (PSD), vai fazer o registro da chapa para a eleição, que acontece no próximo dia 28 de fevereiro. Ficou combinado que a prefeita Márcia ficará um ano e Marcelo outro.
CHEGOU 2024 – Como passa uma eleição e já começa a outra, muitos políticos e aliados estão animando a secretária Déa de Paula, filha do ministro da Pesca André de Paula, para que ela concorra a uma vaga na Casa José Mariano na eleição do próximo ano.
CONTAS - O ex-prefeito de São Vicente Ferrer, Flávio Regis comemorou a aprovação de sua oitava conta pelo Tribunal de Contas do Estado.
PISOU NA BOLA – A equipe de comunicação do Galo da Madrugada pisou na bola no tratamento com a imprensa. Quem se credenciou para cobrir a festa recebeu uma resposta grosseira e com linguagem que não condiz com o tamanho e a importância do bloco. A falta de respeito deveria ser reparada pela direção do Galo. Fica a dica para no próximo ano trocar a empresa de assessoria.
PAUSA PARA O CARNAVAL - Iremos fazer uma breve pausa durante o período do Carnaval e voltaremos com a nossa coluna na quarta-feira de cinzas. Aproveitem as festas em paz e com muita segurança. Até lá!
PINGA-FOGO: Terá reviravolta na indicação do comando da Codevasf?