Coluna da segunda | Semana decisiva para a eleição da Alepe
As principais articulações visando a eleição da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa têm nesta semana seu ponto de convergência. Uma série de reuniões está marcada para discutir os nomes e a montagem das chapas.
O deputado Álvaro Porto, (PSDB) favorito para assumir a presidência, está trabalhando para fazer a manutenção dos seus votos. Já o decano da Casa, deputado Antônio Moraes, (PP) promete entrar no jogo pra valer esta semana. Ele terá reuniões estratégicas de olho no comando da Alepe.
Os próximos dias também serão decisivos para a primeira secretaria. Uma nova reunião da federação capitaneada pelo PT com o PSB está prevista e novos componentes deverão ir à mesa. Esse encontro vai tentar consolidar o nome do consenso. Enquanto isso, Aglailson Victor, que também é do PSB, corre por fora para consolidar seu nome, costurando com outras siglas.
Por esses motivos, essa é uma das semanas mais importantes dessa corrida pelo comando da Casa de Joaquim Nabuco. Mesmo sabendo que eleição de Mesa se ganha no detalhe, até minutos antes do pleito.
SEGUINDO O PLANEJADO - A comunicação do Palácio deixou claro, através da nota que enviou à imprensa, que a cessão dos servidores do Estado para prefeituras e órgãos fazia parte do planejamento da governadora Raquel Lyra ao editar o decreto. Todas as cedências passaram pelo crivo do secretário da Casa Civil, Túlio Vilaça.
AMUPE DESCARTADO - Mesmo sendo incentivada por muitos prefeitos para disputar a presidência da Associação Municipalista de Pernambuco (AMUPE), a prefeita de Serra Talhada , Márcia Conrado (PT), declinou do convite. “Ela tá focada em Serra”, disse aliado próximo.
PARA APRECIAÇÃO - Ainda sobre a AMUPE, o nome da prefeita Judite Botafogo (PSDB), de Lagoa do Carro, virou uma opção. Além de ser do partido da governadora, com história na sigla em nível nacional, é mulher. Sem falar que conhece bem a instituição, pois está na equipe atual coordenada por Patriota.
COMEÇOU O CARNAVAL - O secretário estadual de Turismo, Daniel Coelho, prestigiou em Olinda o ensaio da Orquestra Tropicana, comandada por Alceu Valença e que teve a participação do também secretário e cantor Silvério Pessoa.
PINGA-FOGO: Quando Bolsonaro voltará ao Brasil e quais serão as consequências desse retorno?