Coluna da segunda | Raquel e Marília escolhem a dedo locais para atos e focam nos eleitores dos adversários nesta reta final
Eis que começou a última semana de campanha neste segundo turno. Em Pernambuco, as candidatas Raquel Lyra (PSDB) e Marília Arraes (SD) passaram o último final de semana em regiões onde não se saíram bem no primeiro tempo da eleição. Enquanto Marília priorizou o Recife e sua região Metropolitana, Raquel foi ao Sertão para fazer atos ao lado de Miguel Coelho (UB) e visitar cidades estratégicas como Salgueiro, Floresta e Serra Talhada.
No 1º turno, Marília ficou em terceiro lugar na capital pernambucana e Raquel amargou o terceiro ou até quarto lugar nas cidades que visitou. O foco da duas agora é tentar atrair eleitores que estavam com outros candidatos. Num pleito com cinco fortes candidatos, onde os três que ficaram de fora do 2º turno terminaram praticamente terminaram empatados, atrair esses eleitores é meio caminho para consolidar a vitória no próximo domingo (30). Essa não é uma tarefa fácil, mas não é impossível.
Faltando agora seis dias para a eleição, os próximos movimentos deverão ser bastante calculados. Qualquer passo em falso poderá custar muito alto. Numa semana recheada de debates, sobretudo o da Globo - pela audiência -, o comportamento final das candidatas influenciará no clima do dia D. Voto é sentimento também e essa semana servirá para isso.
PROTAGONISMO DOS VEREADORES - A candidata Marília Arraes (SD) praticamente rodou todo o Recife ao lado dos vereadores que a apoiam. O que chamou a atenção foi a ausência do prefeito João Campos (PSB), que também estava rodando a cidade fiscalizando obras. A candidata tem um apoio expressivo dos vereadores da Casa de José Mariano e aposta nessa estratégia para virar na capital.
PALANQUE PLURAL - A candidata do PSDB, Raquel Lyra, adotou uma estratégia clara para o eleitor pernambucano. Começou sua agenda no Sertão ao lado de Miguel Coelho, e encerrou ao lado da prefeita Marcia Conrado (PT), coordenadora da campanha de Lula, no Sertão. Esse é o recado de Raquel para mostrar seu palanque plural neste segundo turno. Ao mesmo tempo em que justifica sua neutralidade na disputa presidencial.
RÁPIDAS
BANCADA DE FLORESTA - A cidade de Floresta terá, a partir do próximo ano, três estaduais. O que chama a atenção é o grau de politização da população. Os três filhos da terra (Rodrigo Novaes, Kaio Maniçoba e Fabrizio Ferraz) foram os mais votados de longe. Quem é de fora não tem vez lá.
VICES EM AÇÃO - Essa campanha teve um fator diferente: os vices tiveram protagonismo. Enquanto Sebastião Oliveira faz uma série de vídeos para desidratar a imagem de Raquel, Priscila Krause faz atos na RMR e Agreste para a mensagem chegar a mais lugares.
PINGA-FOGO: As balas de Roberto Jefferson vão atingir a campanha de Bolsonaro?
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 22/11/2024
Eduardo da Fonte receberá Medalha José Mariano na Câmara do Recife
A homenagem foi proposta pelo vereador Ronaldo Lopes (PP)