Coluna da segunda | Petistas buscam unidade interna para comandar esquerda em Pernambuco
Após encerramento do ciclo da Frente Popular no Governo de Pernambuco, os principais nomes do PT no Estado (os senadores Humberto Costa e Teresa Leitão e o deputado Carlos Veras) vão à mesa nesta semana para fechar uma unidade dentro do próprio partido.
O objetivo desse encontro é aparar todas as arestas internas e construir um caminho de liderança na esquerda em Pernambuco a partir do próximo ano. Para eles, com a força de Lula na Presidência da República, o PT tem todos os requisitos para criar em torno de si uma nova Frente Popular, preenchendo o vácuo deixado pelo PSB.
Esse movimento de hoje terá dois desdobramentos: a eleição municipal do Recife e das principais cidades do Estado e o comando da Oposição ao Governo Raquel Lyra, que desembocará no projeto estadual em 2026.
LUCIANA MINISTRA – Uma fonte próxima ao presidente Lula revelou que a vice-governadora Luciana Santos, que é presidente nacional do PCdoB, tem seu nome lembrado pelo núcleo duro do PT para ser ministra da Mulher. “Falta um ajuste final para esse anúncio”, disse.
ESTRATÉGIA DO PDT – O partido comandado por Carlos Lupi reivindicou o Ministério do Turismo, porém deve se contentar em escolher entre outras duas pastas: a tradicional Trabalho ou o pepino da Previdência Social. O deputado pernambucano Wolney Queiroz, que é líder da Oposição na Câmara dos Deputados, é o mais cotado para o posto.
DIPLOMAÇÃO – Hoje, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco realiza a diplomação da governadora eleita Raquel Lyra, a vice Priscila Krause, a senadora Teresa Leitão e os deputados federais e estaduais eleitos com seus respectivos suplentes. A cerimônia está marcada as 16h, no Centro de Convenções de Pernambuco.
RÁPIDAS
VITÓRIA DE LULA – Após a decisão do TSE, o deputado estadual eleito Lula Cabral será diplomado nesta segunda-feira. O TRE-PE confirmou uma nova totalização dos votos para estadual. Com isso, Lula receberá o diploma de deputado e Diogo Morais o de suplente.
SURUBIM – Mesmo não empossado ainda como deputado estadual, o ex-prefeito de Orobó, Cleber Chaparral, é cotadíssimo para disputar a Prefeitura de Surubim, no Agreste, em 2024. A expectativa da cidade é sobre quem será o candidato da prefeita Ana Célia (PSB).
AMUPE – A disputa pela presidência da Associação Municipalista de Pernambuco está completamente em aberto. Mesmo podendo disputar a reeleição e ser reeleito, o deputado estadual eleito José Patriota (PSB) mostraria que entre os 184 prefeitos de Pernambuco não teria um sequer que esteja apto a comandar a instituição. Ele é de longe o grande eleitor.
ERRATA - Diferente do que esta coluna publicou no sábado, o prefeito Eduardo Honório assumiu a Prefeitura de Goiana com o pedido de licença de Osvaldinho, que só veio a falecer no ano seguinte.
PINGA-FOGO: Raquel anuncia seu secretariado esta semana, ou só na véspera da posse?