Coluna da segunda | O peso de Lula na montagem da chapa da Frente Popular
Após os líderes da Frente Popular definirem o nome do candidato a governador, o que deve acontecer ainda este mês, o segunda passo será a montagem da chapa completa com a discussão da vaga do Senado e vice.
Interlocutores do bloco governista revelaram à coluna que vencido o primeiro passo “as próximas definições ficarão nas mãos do ex-presidente Lula e o PT”. Segundo eles, o líder petista ditará os próximos passos se vai querer indicar o senador da chapa ou a vice.
Em dado momento o governador Paulo Câmara cogitou ser candidato a senador e levar Humberto Costa pra cabeça da chapa, mas esse assunto já esta vencido e o chefe do executivo estadual ficará até dezembro no cargo.
Por fim, Lula vai usar de sua força em Pernambuco para colocar suas digitais na chapa. Os pretendentes a ocupar o posto terão que usar seu prestígio junto ao líder petista se quiserem terem seus nomes escolhidos. A conjuntura nacional vai pesar nesta indicação.
ESTRATÉGIA DE LULA - O ex-presidente está trabalhando para tentar faturar o pleito no primeiro turno. Ele precisa garantir o Nordeste, tendo Pernambuco como principal ativo que erradia o voto para mais estados, e garantir o apoio de Minas Gerais.
PSD À VISTA - Lula e o PT sabem para garantir Minas terá que convencer o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco não ser candidato à presidência da República e por tabela ganhará o apoio do prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil.
MATA SUL - O ex-prefeito de Palmares, Altair Junior garantiu que votará no candidato a governador indicado por Paulo Câmara. Ele se transformou no principal nome da Frente Popular na cidade com a adesão do prefeito ao palanque de Miguel Coelho (DEM).
FEDERAL - Cresce nos bastidores a informação que o presidente da Assembleia Legislativa, Eriberto Medeiros, disputará uma vaga na Câmara Federal pelo PSB na eleição de outubro.
POSSE - O conselheiro Ranilson Ramos será empossado hoje como novo presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PE). A solenidade será no formato híbrido, presencial, e com transmissão ao vivo pelo canal da TV TCE-PE, no Youtube.
PINGA-FOGO: O ministro Gilson Machado será candidato a governador ou senador?