Coluna da segunda | O gesto de Bolsonaro às candidaturas de Anderson e Gilson em Pernambuco
Coluna da segunda | O aceno de Bolsonaro às candidaturas de Anderson e Gilson
Desde que anunciou seus candidatos em Pernambuco, em março deste ano, o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem dando sinais de que Anderson Ferreira e seu ex-ministro Gilson Machado são suas prioridades no Nordeste. Dizem que na política os gestos falam mais do que as próprias palavras.
A quantidade de agendas do chefe do Executivo nacional no estado é a prova de que ele quer que seu palanque na terra natal de Lula decole. Em 2018, o Nordeste foi fundamental para equilibrar a eleição em favor de Haddad. No pleito deste ano, Bolsonaro coloca suas digitais nos nove estados da região com candidaturas fortes e competitivas, a exemplo de Sergipe e Pernambuco.
No último sábado, o presidente desembarcou mais uma vez na capital pernambucana e por onde passou fez questão de reforçar sua vinculação com seus candidatos. “Vamos nos mobilizar porque agora é Bolsonaro, Anderson e Gilson”, disse o presidente.
Na guerra entre candidatos para ser afilhado mor de Lula, o padrinho Bolsonaro está mais presente do que seu opositor.
PRIMEIRO TURNO - Entusiasta da candidatura de Bolsonaro à reeleição, o ex-ministro Gilson Machado usou suas redes sociais para cravar que o presidente vai ganhar já no primeiro turno. Esse discurso está sendo alimentado por muitos apoiadores de Bolsonaro. “Não haverá segundo turno para presidente. Bolsonaro será eleito no primeiro turno”, escreveu no Twitter.
ERRO 1 - Na declaração de bens, exigência para o registro das candidaturas, a ex-prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, havia declarou apenas R$11 mil. O fato virou piada nas redes sociais, até que a assessoria da candidata alegou que houve um erro da Justiça Eleitoral, que já corrigiu. O patrimônio declarado pela tucana foi de 340 mil.
ERRO 2 – Circulou nos bastidores da política que o PSB registrou uma ata onde o deputado Guilherme Uchoa Júnior apareceu como candidato a estadual. Em contato com a coluna, o presidente estadual Sileno Guedes disse que houve um erro e que já está sendo retificado. “A ata foi enviada com mais de um erro. Junior será candidato a federal”, explicou Sileno.
RÁPIDAS
LIGANDO OS MOTORES - A coordenação da Frente Popular passou o final de semana reunida para avaliar a convenção e planejar as ações da campanha. À coluna, um socialista do alto escalão cravou: os motores vão ser ligados agora. "Como Danilo disse, o jogo está apenas começando", disse a fonte.
FATO INUSITADO – Em Vitória de Santo Antão, aconteceu um fato inusitado. Um grupo de de agentes de Saúde e Endemias foi até a sede da Prefeitura para agradecer ao prefeito Paulo Roberto pelas ações em benefício a eles. Bastante curioso, já que o mais comum é servidores irem até o prefeito para protestar.
ALIANÇA - O prefeito de Aliança, Xisto Freitas, fez um grande evento para anunciar seu candidatos na eleição deste ano. Xisto vai votar para estadual em Aglailson Victor, enquanto seu federal será Lula da Fonte. Além na chapa completa: Marília Arraes, André de Paula e Sebastião Oliveira.
PINGA-FOGO: Como virão os números das cinco pesquisas dessa semana?